A empresa pública Portos do Paraná foi um dos destaques na abertura do VII Congresso Internacional de Desempenho Portuário (Cidesport), que começou nesta quarta-feira (25) e vai até sexta-feira (27). Um dia após a empresa ser premiada nacionalmente, o presidente Luiz Fernando Garcia apresentou os portos paranaenses e os desafios para uma gestão profissional e eficiente.
Este ano, em função da pandemia de Covid-19, o evento está sendo totalmente online e envolve a comunidade portuária, estudantes e pesquisadores de gestão e desempenho da área.
“É uma oportunidade estarmos nesse evento tão importante para a comunidade onde podemos falar um pouco mais sobre os portos”, disse ele. Garcia lembrou que no dia anterior a Portos do Paraná foi premiada
e dos quatro prêmios entregues pelo Ministério da Infraestrutura e pela Secretaria Nacional de Portos ((prêmio “Portos + Brasil”), dois vieram para o Paraná.
“Isso demonstra que o trabalho é permanente, tem que ser em conjunto e não se faz nada hoje numa gestão pública sem o comprometimento de todo o time. E aqui eu aproveito o espaço para agradecer ao time”, destacou o dirigente da empresa pública.
Para ele, eventos como o Cidesport ajudam a mostrar o trabalho realizado no Paraná para todo o Brasil. “Somos os portos mais eficientes do País porque com 4,5 quilômetros de cais fizemos ano passado a a marca história de pouco mais de 53 milhões de toneladas. E para este ano, com safra espetacular, preço internacional muito bom, chegaremos a 53 milhões de toneladas na próxima semana”, afirmou.
PAINEL - O painel com o presidente da Portos do Paraná foi dividido com Jailson Luz, diretor de Operações e Planejamento do Porto de Itaqui, de São Luiz do Maranhão. A mediação foi do professor Sérgio Cutrim, da Universidade Federal do Maranhão. O presidente do Conselho de Administração (Consad) do Porto de Paranaguá e Secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni, também marcou presença falando sobre os avanços no setor portuário.
Para o coordenador do evento, Ademar Dutra, professor da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), a presença de Garcia e Luz foi importante para o VII Cidesport. “Eu tenho dito em vários fóruns que os dois melhores portos públicos são o Porto de Paranaguá e o Porto de Itaqui e isso as certificações e as premiações evidenciam isso”, disse ele.
A programação completa e outras informações podem ser obtidas no site do evento: cidesport.com.br. O encontro tem caráter técnico-científico e entre os objetivos estão fomentar e estimular a discussão sobre o desempenho do setor portuário, disseminar boas práticas na área e promover maior integração da comunidade portuária. A realização do VII Cidesport é da Unisul em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade de Valência (Espanha).