Portos do Paraná ganha projeção em abertura de evento nacional

Gestão premiada da empresa pública foi apresentada pelo presidente Luiz Fernando Garcia no VII Cidesport. Ele falou sobre os desafios para uma gestão profissional e eficiente.
25/11/2020 - 15:54

A empresa pública Portos do Paraná foi um dos destaques na abertura do VII Congresso Internacional de Desempenho Portuário (Cidesport), que começou nesta quarta-feira (25) e vai até sexta-feira (27). Um dia após a empresa ser premiada nacionalmente, o presidente Luiz Fernando Garcia apresentou os portos paranaenses e os desafios para uma gestão profissional e eficiente.

Este ano, em função da pandemia de Covid-19, o evento está sendo totalmente online e envolve a comunidade portuária, estudantes e pesquisadores de gestão e desempenho da área.

“É uma oportunidade estarmos nesse evento tão importante para a comunidade onde podemos falar um pouco mais sobre os portos”, disse ele. Garcia lembrou que no dia anterior a Portos do Paraná foi premiada

e dos quatro prêmios entregues pelo Ministério da Infraestrutura e pela Secretaria Nacional de Portos ((prêmio “Portos + Brasil”), dois vieram para o Paraná.

“Isso demonstra que o trabalho é permanente, tem que ser em conjunto e não se faz nada hoje numa gestão pública sem o comprometimento de todo o time. E aqui eu aproveito o espaço para agradecer ao time”, destacou o dirigente da empresa pública.

Para ele, eventos como o Cidesport ajudam a mostrar o trabalho realizado no Paraná para todo o Brasil. “Somos os portos mais eficientes do País porque com 4,5 quilômetros de cais fizemos ano passado a a marca história de pouco mais de 53 milhões de toneladas. E para este ano, com safra espetacular, preço internacional muito bom, chegaremos a 53 milhões de toneladas na próxima semana”, afirmou.

PAINEL - O painel com o presidente da Portos do Paraná foi dividido com Jailson Luz, diretor de Operações e Planejamento do Porto de Itaqui, de São Luiz do Maranhão. A mediação foi do professor Sérgio Cutrim, da Universidade Federal do Maranhão. O presidente do Conselho de Administração (Consad) do Porto de Paranaguá e Secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni, também marcou presença falando sobre os avanços no setor portuário.

Para o coordenador do evento, Ademar Dutra, professor da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), a presença de Garcia e Luz foi importante para o VII Cidesport. “Eu tenho dito em vários fóruns que os dois melhores portos públicos são o Porto de Paranaguá e o Porto de Itaqui e isso as certificações e as premiações evidenciam isso”, disse ele.

A programação completa e outras informações podem ser obtidas no site do evento: cidesport.com.br. O encontro tem caráter técnico-científico e entre os objetivos estão fomentar e estimular a discussão sobre o desempenho do setor portuário, disseminar boas práticas na área e promover maior integração da comunidade portuária. A realização do VII Cidesport é da Unisul em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade de Valência (Espanha).