A produtividade e eficiência logística dos portos paranaenses foram destaque em evento internacional em Las Vegas, nos Estados Unidos, na última segunda-feira (10). A Portos do Paraná foi a única empresa portuária brasileira convidada a palestrar no Manifest Vegas, considerado o maior encontro global de tecnologia logística e cadeia de suprimentos de ponta a ponta.
Até esta quarta-feira (12), mais de 6 mil pessoas participaram do evento, que reúne globais em suprimentos, prestadores de serviços de logística, startups de ponta, investidores de risco e líderes em tecnologia.
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, participou do painel “América Latina: Mercado Emergente em Ação”, e dividiu o palco com o CEO da DP World, Curtis Doiron, o diretor administrativo regional das Américas da APM Terminal, Jon Poelma, e o Head de Operações das Americas da Maersk, Lars Ostergaard Nielsen. O quarteto discutiu o uso de soluções tecnológicas avançadas como plataformas digitais, além da automação, transporte marítimo e logística na América Latina.
“No painel, que tratou do mercado latino americano e seus latentes potenciais emergentes, foi possível mostrar um pouco da representatividade brasileira enquanto supermercado do mundo. Na esteira dos projetos, foi possível contextualizar o oceano de oportunidades para investidores em concessões e grandes empreendimentos de infraestrutura no horizonte de curto e médio prazo no país”, afirmou
A Portos do Paraná representou o setor portuário brasileiro. Atualmente, o Porto de Paranaguá, administrado pela Portos do Paraná, é o segundo maior do País. A empresa pública também foi premiada cinco vezes melhor gestão portuária do Brasil de acordo com o governo federal.
Além da gestão portuária eficiente a empresa pública alcançou o recorde histórico de produtividade do Paraná, movimentando mais de 66 milhões de toneladas em pouco mais de 5 quilômetros de cais. “Compartilhamos nossa experiência logística mostrando para o Mundo o quanto o Paraná é uma potência em comércio exterior e produtividade”, afirmou Garcia.
O secretário-geral da Portos do Paraná, Felipe Gama, também participou do evento. “Foi uma grande oportunidade trazer a marca da Portos do Paraná para um evento, que reúne todos intervenientes da cadeia logística global ponta a ponta. Foi possível, enquanto elo responsável por grandes fluxos logísticos nessa cadeia junto à exportadores e importadores, por meio do painel constituído pelo diretor-presidente, Luiz Fernando, representar o Brasil e a sua atividade portuária, tão relevante para o abastecimento alimentício global”, afirmou Gama.