O custo de transporte representa a maior parcela dos custos logísticos nos negócios brasileiros. Por isso, o Governo do Paraná discute com empresários e órgãos do poder público alternativas e uso de diferentes modais na movimentação de carga. Os Portos do Estado participam nesta quinta-feira (21) do último dia da Feira Intermodal South America, em São Paulo.
“Os Portos do Paraná estão entre os mais modernos do Brasil e queremos torná-los cada vez mais eficientes. Temos um diálogo aberto com as empresas que operam conosco, com um canal de comunicação contínuo e que permite trazer novos negócios, desenvolvimento, emprego e renda”, explica o diretor empresarial, André Piolli.
Para atender a demanda crescente de movimentação, os terminais paranaenses planejam investimentos em acessos rodoviários, novos pátios de caminhões e ampliação da rede ferroviária.
Hoje, 80% do transporte de carga para os portos paranaenses são por rodovia e 20% por trem. “Quando diversificamos os modais, as operações ficam mais eficientes e ganham em segurança. A operação não fica dependente de apenas um tipo de transporte e os custos logísticos caem”, afirma o diretor operacional, Luiz Teixeira.
Um dos maiores desafios é integrar os modais para atender a estimativa de crescimento das movimentações, que até 2030 deve chegar a 80 milhões de toneladas. “Os acessos rodoviários já estão saturados e a ferrovia existente é muito antiga, então não tem como o porto crescer e o Paraná se desenvolver sem o investimento em uma nova ferrovia. Esta é a proposta da Ferroeste, interligar Dourados, no Mato Grosso do Sul, aos portos paranaenses”, diz Carlos Fabro, diretor da Ferroeste.
RODOVIA - Os Portos do Paraná estão investindo R$ 12,7 milhões em novos viadutos em Paranaguá, para dar mais segurança e diminuir os congestionamentos na entrada da cidade. Também investe R$ 15,9 milhões em obras de recuperação de vias na retroárea e planeja um novo pátio para caminhões que já descarregaram mercadorias. Nos próximos dias, deve anunciar, ainda, a contratação de um projeto executivo para recuperação da Avenida Ayrton Senna, importante via de acesso ao porto.
PARCEIROS - São parceiras dos Portos do Paraná na Intermodal 2019 as empresas Cargill, Cattalini, Cia Ambiental, Coamo, Cotriguaçu, Interalli/ Cbl, Klabin, Martini Meat/Ritmo Log, Mosaic/Fospar, Rocha Log, SGN Novo Porto, TCP, Harbor, All Briggs/Aquamec, Multitrans, Cimbessul, C.D Brasil, Pasa/Álcool Paraná, Marcon, Aocep,Tibagi (Aocep),Gransol (Aocep), Grano Log (Aocep), Agtl - Centro Sul, União Volpak, Fortesolo, TPPF, Rumo All, Potencia Biodiesel/Trading, Ld Com, Imcopa, Bunge.