Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) visitaram, nesta semana, os Portos do Paraná. Representantes nacionais e estaduais conheceram programas e subprogramas desenvolvidos pela diretoria ambiental da empresa pública paranaense.
Durante o encontro foram apresentadas as diferentes atividades realizadas nos meios sócio, biótico e físico, além dos projetos na área de segurança do trabalho.
- Secretário nacional de Portos visita as instalações do Porto de Paranaguá
- Trabalhadores portuários recebem serviços de saúde e orientações sobre bem-estar
Segundo o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana, as ações consideram princípios práticos e éticos da permacultura. “É uma prática inspirada nos ecossistemas naturais, que visam a construção de comunidades humanas ecológicas ou de sistemas agrícolas estáveis, equilibrados, autossuficientes e que causem reduzido impacto ambiental", afirmou.
“Os representantes puderam conhecer nosso trabalho de perto, indicar novos caminhos de parcerias e sugerir novas atividades junto às comunidades das baías de Paranaguá e Antonina”, completou.
Vagner Rosa da Silva, diretor de Planejamento, Administração e Logística do Ibama, reforçou a importância do trabalho feito junto às comunidades ilhadas do litoral paranaense. “As ações voltadas para este público conscientizam e trazem desenvolvimento. Acreditamos que é fundamental aliar, com equilíbrio, a atividade portuária e o cuidado ambiental”, disse.
PRESENÇAS – Participaram da visita José de Souza Alves Filho e Antônio Hernandes Torres Júnior, do Ibama de Paranaguá; Eunice Lislaine Chrestenzen de Souza, Neuza Maria Emídio e Paulo Rodrigo Radomski Brenny, do órgão no Paraná; as biólogas Jaqueline Ditrich e Kellyn Cristina Carneiro e o coordenador de Comunicação, Educação e Sustentabilidade da Portos do Paraná, Pedro Pisacco Pereira Cordeiro.