Os Portos do Paraná receberam nesta sexta-feira (29) os participantes do II Fórum Acidentes e Fatos da Navegação e a Cobertura P&I, que reúne a comunidade portuária para discutir questões de segurança na navegação, importância da prevenção e ações de resposta a emergências.
“Todos os agentes que atuam no Paraná, empresários, usuários, autoridade portuária, trabalham continuamente para ter mais segurança nas operações”, disse o presidente dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “Temos uma grande participação no contexto de segurança e melhoria, e é muito importante ter oportunidades como essa para ampliar o debate em um tema tão fundamental”, afirmou.
Participaram do Fórum as principais autoridades intervenientes, os terminais e operadores portuários, agentes marítimos e prestadores de serviço da cadeia marítima. Representando a Marinha, o Capitão de Mar e Guerra Rogério Antunes Machado, da Capitania dos Portos do Paraná; o vice-almirante (RM1) Domingos Savio Nogueira (da Procuradoria Especial da Marinha); o vice-almirante (RM1) Wilson Lima Filho (do Tribunal Marítimo); e o vice-almirante Cláudio Henrique Mello, comandante do Oitavo Distrito Naval.
De acordo com o vice-almirante Mello, comandante do 8º Distrito Naval, a intenção principal é garantir a segurança de todos que trabalham ou se divertem no mar. “Acidentes acontecem, mas é preciso conscientizar sobre a importância do uso de equipamentos adequados, com responsabilidade, treinamento e conhecimento dos planos de emergências”, explica.
O vice-almirante Domingos Sávio, diretor da Procuradoria Especial da Marinha, lembrou que o tráfego marítimo está crescendo e que é preciso pensar em formas de prevenção de acidentes. “A Marinha do Brasil tem a finalidade de orientar e habilitar os condutores da embarcação, além de fiscalizar e investigar as causas dos acidentes”, explicou.
FÓRUM - O primeiro painel, moderado pelo representante do Ibama, Rafael Engenhardt, discutiu questões relacionadas às emergências ambientais. Além da bióloga, doutora em Ciência Ambiental pela USP, Iris Poffo, participaram Kátia Oliveira (Steamship Mutual) e Dante Pozzi Neto (da Albriggs).
Em seguida, a palestra do advogado Marcus Sammarco tratou dos aspectos jurídicos dos impactos ao meio ambiente. Um segundo painel trouxe a discussão de alguns Inquéritos Administrativos sobre Acidentes e Fatos da Navegação, com os representantes da Marinha do Brasil. Este último foi moderado por Alberto Pinheiro de Carvalho, da Brazil P&I.