Porto apresenta ações do Outubro Rosa à presidente do Conselho de Ação Solidária do Paraná

Além da exposição de fotos Ártemis, do Instituto Peito Aberto, com pacientes que enfrentaram a luta contra o câncer de mama, a primeira-dama Luciana Saito Massa assistiu a depoimentos que fazem parte da programação com as portuárias e conversou com trabalhadoras do Porto de Paranaguá.
Publicação
05/10/2021 - 14:40

Confira o áudio desta notícia

A presidente do Conselho de Ação Solidária do Paraná e primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, esteve nesta terça-feira (5) na sede administrativa da Portos do Paraná para conhecer as ações preparadas para o Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. A Portos do Paraná reservou os dias 4, 5 e 6 de outubro como datas para marcar a conscientização e prevenção à doença. 

Além da exposição de fotos Ártemis, do Instituto Peito Aberto, com pacientes que enfrentaram a luta contra o câncer de mama, a primeira-dama assistiu a depoimentos que fazem parte da programação com as portuárias.

“Há tempos eu devia uma visita ao porto. Vim por vários motivos, mas o primeiro deles é por gratidão pelo engajamento”, disse Luciana. Ela afirmou ter sido uma alegria chegar ao Porto e encontrar toda a mobilização interna pela causa do Outubro Rosa. “Saber que existe essa preocupação com as mulheres, saber que temos um líder que se preocupa com as mulheres e com as causas voltadas a elas”, destacou.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, fez questão de apresentar a equipe, principalmente as trabalhadoras portuárias, e contar um pouco sobre o que foi pensado para o mês de conscientização sobre o câncer de mama. “O porto, naturalmente, é muito estigmatizado como ambiente masculino. Uma ação como essa mostra que não é bem assim. Há uma população feminina grande, que atua direta ou indiretamente no Porto", disse.

Ele lembrou que a campanha Paraná Rosa, lançada pelo governo estadual e que integra as ações do Outubro Rosa, é uma iniciativa que a Superintendência Geral de Ação Solidária leva ao Estado inteiro. “E o Litoral ser contemplado com a presença da primeira-dama é fundamental para o papel principal desse evento, que é a conscientização de toda a população”, afirmou Garcia.

Na sequência à recepção na sede administrativa, Luciana visitou a faixa primária. No cais, o diretor-presidente falou um pouco sobre as operações portuárias, as obras e projetos em desenvolvimento.

PROGRAMAÇÃO Uma palestra com a ginecologista Ana Luiza Varella, na segunda-feira (4), abriu as atividades do Outubro Rosa na Portos do Paraná. Nesta terça e quarta-feira (5 e 6) haverá roda de conversa sobre depoimentos com a presença de médicos especialistas. Nos três dias, ocorrerá sorteio de brindes e um café da tarde especial para as mulheres, em parceria com a Unimed Paranaguá e o Instituto Peito Aberto, reunindo 150 trabalhadoras dos portos.

PRESENÇAS – Participaram do evento com a primeira-dama os diretores da Portos do Paraná André Pioli (Desenvolvimento Empresarial), Marcus Freitas (Jurídico), João Paulo Ribeiro Santana (Meio Ambiente) e André Cassanti Neto (Engenharia e Manutenção). Também estiveram presentes portuárias e representantes do Instituto Peito Aberto e da Unimed Paranaguá, que são parceiras na organização do Outubro Rosa.

GALERIA DE IMAGENS