O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), fará bloqueios temporários da ponte do Rio Nhundiaquara em Porto de Cima, distrito de Morretes, no Litoral, de terça-feira (12) a quinta-feira (14), para finalizar a obra de manutenção da estrutura.
A medida é necessária para instalação das placas metálicas de acabamento no tabuleiro desta obra de arte especial, sendo realizado o bloqueio durante os três dias, das 08h às 11h e das 12h30 até as 18h. Durante o período também será concluída a implantação da sinalização vertical e ajustado o nível dos acessos à ponte.
Com isso serão finalizados todos os serviços previstos nesta obra de manutenção da ponte, que fica na PR-411, e é centenária.
- Com apoio do Estado, Curitiba terá um novo hospital do complexo Pequeno Príncipe
- Bons projetos viabilizaram grandes obras no Paraná, diz governador em fórum da Exame
O investimento nesta empreitada é de R$ 2.470.344,44, e incluiu também a limpeza, tratamento, reforço e pintura da estrutura metálica da ponte, e execução de um novo tabuleiro composto por grade metálica.
Também foi feita a manutenção das estruturas de concreto da ponte, removida a vegetação que se projeta sobre o tabuleiro e abaixo dele, implantada nova sinalização viária e dispositivos de segurança, entre outros serviços de engenharia.
A execução da obra foi prolongada atendendo a solicitações de lideranças, comunidade e comércios locais, para evitar o bloqueio total da estrutura e garantir o acesso de visitantes ao distrito nos dias e horários de maior movimento, uma vez que o turismo é a principal fonte de renda da localidade.
A operação pare-e-siga, típica em obras desse tipo, não é possível no caso da ponte sobre o Rio Nhundiaquara, já que ela é de pista única.