Polo de inovação: Estado publica licitação para construção da Fábrica de Ideias

Empresas interessadas na elaboração do projeto e execução da obra poderão acessar o edital completo a partir de 11 de fevereiro, com definição da vencedora em 28 de maio. Estrutura funcionará como um centro de inovação, tecnologia, cultura e lazer a ser construído na antiga fábrica da Ambev no bairro Rebouças, em Curitiba.
Publicação
06/02/2025 - 11:00

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades (Secid), deu início à licitação para a construção da Fábrica de Ideias, que funcionará como um grande centro de inovação, tecnologia, cultura e lazer no local da antiga fábrica da Ambev, no bairro Rebouças, em Curitiba. O procedimento prevê um investimento de até R$ 311 milhões para a contratação da empresa que será responsável pela execução de serviços de arquitetura e engenharia e da obra.

Conforme o aviso de licitação publicado pela Secid, ficou definido que as empresas interessadas poderão acessar o edital completo a partir de 11 de fevereiro, que será disponibilizado no Compras Paraná, site da Secretaria das Cidades e no Portal Nacional de Compras Públicas (PNCP). A sessão de disputa entre as concorrentes, que levará em conta critérios de preço e técnicos, está agendada para iniciar às 9h30 do dia 28 de maio via PNCP.

Todas as etapas do projeto da Fábrica de Ideias podem ser acompanhadas no site da Secid. Nele, estão disponíveis documentos técnicos sobre o projeto, a audiência pública realizada pelo Governo do Estado para tratar do tema, termo de referência, anexos e anteprojetos de arquitetura.

ARQUITETURA – A empresa vencedora deverá seguir o modelo arquitetônico produzido pela Audi do Brasil. A empresa aportou cerca R$ 4,1 milhões como contrapartida pelos incentivos fiscais recebidos do Governo do Estado via programa Paraná Competitivo. O espaço foi projetado para tornar-se uma referência em inovação na América Latina.

Assinado pelo escritório Ricardo Amaral Arquitetos Associados, de Curitiba, o projeto arquitetônico da Fábrica de Ideias foi idealizado em estilo Retrofit. A técnica é focada na modernização de edifícios antigos sem comprometer a estrutura original, o que inclui incorporação de novas tecnologias, melhorias da eficiência energética e adaptações para atender normas vigentes de segurança e acessibilidade.

Com a adoção deste modelo, o Governo do Estado pretende preservar a herança industrial da região e continuar o processo de revitalização do bairro Rebouças, ao mesmo tempo em que cria um ambiente propício ao desenvolvimento tecnológico e o empreendedorismo.

Ao lado das instalações de Retrofit, será construído um edifício corporativo de oito pavimentos. O local abrigará empresas líderes em tecnologia, instituições de pesquisa e escritórios governamentais, criando um ambiente de colaboração de última geração. O design do complexo incorporará soluções de energia limpa para reduzir o impacto ambiental e criar um ambiente de trabalho eficiente.

“Nós escolhemos a antiga fábrica da Ambev justamente para poder ajudar na revitalização do Rebouças, um bairro importante da nossa Capital”, afirmou o governador Ratinho Junior na época do lançamento do projeto.

“A ideia é fazer esse centro de inovação, onde vamos acolher empresas e fortalecer cadeias produtivas, o que vai gerar muitos empregos, em especial para os jovens”, complementou a secretária das Cidades, Camila Scucato.

DETALHES – A antiga fábrica da Ambev está em um terreno de 50 mil metros quadrados entre as avenidas Getúlio Vargas e Iguaçu, sendo 34 mil deles de área construída. Depois da transformação do espaço na Fábrica de Ideias, ele abrigará desde pequenas startups até grandes empresas de tecnologia do Paraná e do mundo.

Trata-se de um local voltado para aceleração e incubação de negócios, economia criativa, qualificação profissional, desenvolvimento de pesquisas tecnológicas e de projetos de instituições de ensino, laboratórios, gamificação, espaço coworking, além de um novo centro cultural e gastronômico, o Boulevard Alfred Agache, que homenageia o arquiteto francês responsável pelo plano de urbanização de Curitiba e os projetos iniciais do Centro Cívico da Capital.

A estrutura abrigará ainda uma extensão do Museu de Arte Contemporânea (MAC), com mostras temporárias, além do Museu da Comunicação e Inovação. A Fábrica de Ideias contará com auditório para 250 pessoas, uma praça integrativa entre os espaços, unindo arte, comunicação e inteligência artificial, com uma área voltada especificamente para tecnologia.

Os muros vão trazer imagens de figuras que marcaram a história do Paraná, entre eles os irmãos André e Antônio Rebouças, que dão nome ao bairro e foram os engenheiros responsáveis pela construção da linha férrea ligando Curitiba ao Litoral. O físico e cientista curitibano César Lattes e o precursor da aviação Alberto Santos Dumont, que foi um dos responsáveis pela criação do Parque Nacional do Iguaçu, também serão homenageados nestes espaços.

Após a conclusão das obras, a Fábrica de Ideias será gerida pela iniciativa privada. A concessão acontecerá por meio de um chamamento público, com governança colaborativa entre as lideranças do ecossistema de inovação da Capital.

O projeto foi realizado com participação da Paraná Projetos, vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, e visa consolidar o Paraná como o Estado mais inovador do Brasil, como explica o secretário de Planejamento, Guto Silva. 

“A Fábrica é um projeto revolucionário no coração de Curitiba, no bairro de Rebouças, que vai acolher diversos projetos de inovação e se tornar um grande hub da economia criativa, com museus e áreas de convivência, mudando a cara do centro da capital e estimulando a vinda de mais empresas de base tecnológica, gerando emprego e renda para a nossa população”, disse.

Para o secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, a Fábrica de Ideias vai não só acelerar as startups como, consequentemente, gerar mais renda. “Ao integrar tecnologia, cultura e empreendedorismo neste espaço, estaremos não só revitalizando um ícone de Curitiba, mas também criando um ambiente propício para a geração de empregos e o surgimento de soluções inovadoras. Tenho certeza de que a Fábrica de Ideias será uma das principais incubadoras e aceleradoras das nossas startups", avalia.

GALERIA DE IMAGENS