Políticas públicas para pessoas idosas são discutidas em seminário em Pato Branco

Atualmente, no Brasil, são 44 municípios certificados pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS) como Cidades Amigas das Pessoas Idosas. Destes, 33 estão no Paraná. Pato Branco, inclusive, foi a primeira no Estado a receber a certificação internacional.
14/06/2024 - 15:59

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), realizou nesta sexta-feira (14) o 2º Seminário Paraná Amigo da Pessoa Idosa, em Pato Branco. O evento reuniu mais de 60 municípios e integra as ações em alusão ao Junho Violeta, mês de conscientização sobre a violência contra este público.

A consultora nacional para o Envelhecimento Saudável da OPAS/OMS Brasil, Cristina Hoffmann, disse que o Paraná serve de exemplo para outros estados do País. “Isso mostra que os municípios, bem como todo o Estado, estão atentos e pensando formas de melhorar a qualidade de vida para a sua população, em especial a população idosa”, disse.

A meta é tornar o Paraná o primeiro estado amigo da pessoa idosa em âmbito mundial, com 100% das cidades certificadas.

Governantes e instituições do município discutiram temas em prol da população idosa, além da sensibilização sobre os diferentes tipos de violência cometidos contra esse público.

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou a oportunidade que trouxe o evento: mais do que aprender, também poder compartilhar os conhecimentos aplicados em cada município. “Meu papel enquanto servidora pública é construir política pública junto com vocês, para que todas os nossos pais e mães possam ser bem cuidados, respeitados e reconhecidos por tudo o que já fizeram por nós”, ressaltou.

Leandre citou que, atualmente, 1,9 milhão de pessoas com 60 anos ou mais vivem no Paraná e a previsão é que esse número dobre até 2050. “Isso é um grande desafio para as políticas públicas porque o envelhecimento vai mudar o mercado de trabalho, o mercado de consumo, o mercado financeiro, as políticas de saúde, as políticas de assistência social, as políticas de educação”, ponderou

Para a vice-prefeita de Pato Branco, Angela Padoan, é por meio das políticas públicas, do entendimento e da parte técnica que se consegue planejar as ações. “Quando começarmos a debater essas políticas, essas ações, o idoso começa a saber que pode ser visto como parte integrante da sociedade, não apenas um número estatístico. Isso mostra que o primeiro passo é muito importante, mas a continuação do trabalho é que vai trazer a solidez nas iniciativas”, observou.

O presidente da Câmara dos Vereadores de Pato Branco, Eduardo Albani Dalla Costa, comentou que existe uma constante preocupação com o bem-estar e mobilidade de pessoas idosas, mas que também é necessário estar atento às necessidades de saúde e lazer desta população.

“Debater políticas para a população acima de 60 anos também exige que pensemos em medidas de conscientização e segurança, para evitar a violação de direitos e a violência contra a população idosa”, declarou.

AMIGO DA PESSOA IDOSA – Na ocasião, o município de União da Vitória, o mais recente a conquistar o status de Cidade Amiga da Pessoa Idosa, recebeu oficialmente o certificado das mãos da secretária Leandre.

Também foram apresentados no evento projetos do Governo do Estado: o programa Viaja 60+, o Fundo Estadual dos Direitos do Idoso, o Condomínio do Idoso, entre outras iniciativas, para atendimento a esse público.

Também foi exibido o vídeo que integra a campanha do Governo do Estado lançada no início do mês que orienta a população sobre uma série de crimes contra o idoso e para que denuncie maus-tratos contra o público 60+.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes no Seminário a secretária de Saúde de Pato Branco, Lilian Brandalize; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Jorge Nei Neves; a reitora do Centro Universitário de Pato Branco – Unidep, Ornella Bertuol; a representante da OAB – Subseção de Pato Branco, Elaine Menegola; a secretária de Assistência Social de Pato Branco, Cleuza Chioquetta; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Pato Branco, Simone Castro; o diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, Dalmarino Setti; o cacique das tribos Kaigang e Guarani, Gabriel Poty; e o deputado estadual Luis Corti.

Confira o vídeo que integra a campanha: