Poliniza Paraná fica entre os 20 projetos mais influentes na América Latina em 2024

Capacidade de impacto ambiental do projeto que busca difundir as abelhas sem ferrão, preservar a biodiversidade e aumentar a consciência ambiental foi reconhecido nesta quinta-feira (7) pela principal instituição de gestão de projetos do mundo, a Project Management Institute.
Publicação
07/11/2024 - 16:30

Confira o áudio desta notícia

O Poliniza Paraná foi escolhido pela principal instituição de gestão de projetos do mundo, a Project Management Institute (PMI), como um dos 20 projetos mais influentes de 2024 da América Latina. A iniciativa busca difundir as abelhas sem ferrão, preservar a biodiversidade e aumentar a consciência ambiental. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (7), Dia Internacional da Gestão de Projetos. A premiação foi criada em 2019 em comemoração ao aniversário de 50 anos do PMI.

“É mais um reconhecimento ao trabalho de excelência que o governo Ratinho Junior promove na área da sustentabilidade. Os jardins do Poliniza Paraná chamam a atenção de toda a população, especialmente das crianças, para a importância de cuidar do meio ambiente, e assim criamos, desde os mais pequenos, uma cultura de educação e proteção à natureza”, destaca o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza.

Lançado em janeiro de 2022 pelo Governo do Estado, o Poliniza Paraná instala colmeias de abelhas nativas sem ferrão em diversas cidades do Estado, despertando na sociedade a importância dos polinizadores, a partir da educação ambiental.

O projeto é uma linha de ação do Paraná Mais Verde, regulamentado pela Lei Estadual n° 20.738/2021, e um dos meios de se alcançar as metas definidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente relacionado ao Objetivo 15 - Vida Terrestre.

O Poliniza conta com mais de 200 colmeias instaladas em 29 municípios paranaenses, entre parques urbanos e Unidades de Conservação. “Entre os objetivos do programa também está reintroduzir polinizadores nativos em seus locais de origem, já que muitos se encontram ameaçados de extinção. Além disso, despertar na sociedade a consciência ecossistêmica e a compreensão do funcionamento harmonioso da natureza”, afirma o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.

“A gestão de projetos tem sido imprescindível para transformar o Paraná em um estado protagonista na questão ambiental. Criamos um padrão, estamos desenvolvendo ações e acompanhando os processos e indicadores para ampliar o alcance e o sucesso de ações como o Poliniza Paraná”, acrescenta.

RECONHECIMENTO – Além do reconhecimento desta quinta-feira (7), o Poliniza Paraná conquistou, em 2022, o 2º lugar no 9º Prêmio A3P, na categoria “Destaque da Rede A3P”, concedido pelo Programa Agenda Ambiental na Administração Pública, do Ministério do Meio Ambiente. O prêmio reconhece o mérito de iniciativas de organizações públicas na promoção e realização de melhores práticas de sustentabilidade.

A head of community do PMI na América Latina, Carolina Latorre, explica que para identificar os Projetos Mais Influentes, o PMI pesquisou centenas de projetos e reuniu indicações de especialistas, membros e partes interessadas de todo o mundo.

“Os homenageados foram rigorosamente avaliados. Este projeto vencedor no Brasil é um exemplo de como o gestor de projetos tem um papel fundamental na sociedade, no bom uso dos recursos e no bem-estar e cuidado com as pessoas e o meio ambiente”, ressalta.

“Um projeto bem executado e com resultados claros, que pode impactar todo um ecossistema e a vida de milhares de pessoas”, complementa.

GALERIA DE IMAGENS