As forças de segurança do Paraná realizaram, nesta sexta-feira (31), uma operação na travessia de ferry boat na Baía de Guaratuba. A iniciativa, que faz parte do Verão Maior Paraná, teve como objetivo reforçar o trabalho preventivo para o final de semana, garantindo mais segurança para moradores e turistas.
A operação envolveu Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros, que atuaram de forma coordenada para prevenir e reprimir crimes como tráfico de drogas, porte de armas e furtos de veículos, além de realizar abordagens educativas para conscientização de condutores e passageiros.
O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, destacou que a ação faz parte do planejamento estratégico da segurança no Litoral durante a alta temporada. “O objetivo foi fiscalizar veículos que apresentassem indícios de transporte de drogas ou outros ilícitos. Sabemos que os shows deste final de semana devem atrair um grande público e nossa prioridade é evitar que drogas cheguem aos balneários e locais de evento”, afirmou.
Ele também explicou que a escolha pela atuação na travessia foi planejada para não prejudicar o fluxo de veículos. “Nossas equipes realizam a fiscalização e o trabalho com os cães farejadores enquanto os veículos estão na balsa, sem necessidade de bloqueios que possam impactar o trânsito. Dessa forma, conseguimos otimizar a segurança sem comprometer a fluidez na travessia”, ressaltou o secretário.
A operação contou com apoio aéreo de um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), que auxiliou na vigilância e monitoramento da região. Além disso, drones da Secretaria da Segurança Pública foram empregados para ampliar a capacidade de observação e identificar possíveis movimentações suspeitas ao redor da travessia. O uso dessas tecnologias permitiu uma atuação mais ágil e precisa das equipes em solo.
No suporte aquático, a Patrulha Costeira da Polícia Militar reforçou o patrulhamento com uma embarcação, garantindo mais segurança na área marítima ao redor da travessia. A equipe especializada atuou na prevenção de crimes aquáticos e esteve preparada para eventuais abordagens de embarcações suspeitas.
As equipes das Polícias Civil e Militar atuaram com equipes nos dois lados da travessia para realizar a fiscalização. Durante os deslocamentos nas balsas, cães farejadores auxiliaram na detecção de entorpecentes. A operação otimizou a fiscalização de veículos e passageiros sem impactar o fluxo do trânsito.
A Delegacia Móvel da Polícia Civil garantiu a lavratura imediata de termos circunstanciados. O sistema de identificação biométrica também foi utilizado para conferência de identidade de pessoas suspeitas.
A Polícia Científica atuou diretamente na operação com equipamentos especializados para análise e constatação de substâncias entorpecentes apreendidas. Um dos principais recursos utilizados foi o espectrômetro forense portátil, capaz de identificar inúmeras substâncias presentes em materiais suspeitos.
O Corpo de Bombeiros Militar reforçou a segurança na água, designando equipes com motos aquáticas para acompanhar as balsas, prontas para eventuais salvamentos.
A Operação Travessia reforça o compromisso das forças de segurança em atuar de forma integrada, ampliando a sensação de segurança e a confiança da população.
VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.