A Polícia Civil do Paraná (PCPR) promoveu nesta quarta-feira (8) o primeiro dia do curso de formação específica para os policiais civis que atuarão na temporada de verão, na Escola Superior da Polícia, em Curitiba. A operação Verão Paraná - Viva a Vida começa nos próximos dias e se estende até o dia 7 de março de 2022.
Essa é a primeira vez que ocorre o curso de especialização em Curitiba. Durante o primeiro dia de orientações houve palestras com o delegado da PCPR Leandro Stabile e com as delegadas da PCPR Eliete Kovalhuk e Emanuele Siqueira. Eles receberam instruções sobre termo circunstanciado, apreensão de adolescentes, oitivas, atendimento às vítimas, boletim de ocorrência, boletim de ocorrência circunstanciado e pedido de medida protetiva.
Os assuntos abordados são fundamentais para os servidores. A escrivã da PCPR Crislaine Antunes afirmou que o aprendizado foi enriquecedor. “É de extrema valia visto que a gente nem sempre tem contato direto com esse tipo de matérias mais específicas”, afirma.
A Delegada da PCPR Sâmia Coser diz que esse primeiro contato entre os servidores da operação também é essencial. “As equipes se conhecem aqui, antes daquele momento em que elas vão chegar as delegacias e começam os trabalhos”, finaliza Coser.
EFETIVO – Mais de 150 policiais civis serão acrescentados ao efetivo regular no Litoral, além de mais 18 viaturas. Delegados, investigadores, escrivães e papiloscopistas trabalharão nos municípios de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Paranaguá.
- Estado propõe facilitar ascensão funcional da PM e modernizar taxa de fiscalização da PCPR
- Estado quer implantar auxílio-alimentação de R$ 600 para polícias Civil, Militar, Científica e Penal
A PCPR atuará fortemente com a missão de contribuir para a segurança no Litoral. Serão desenvolvidas atividades de investigação criminal, polícia judiciária, orientações à população, perícias papiloscópicas e policiamento velado e especializado.