A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), coordenada pela Polícia Militar e que atua para que sejam cumpridas as medidas de combate à pandemia, interditou 16 pontos comerciais de sexta-feira (25) até a madrugada desta segunda (28), em Curitiba.
A PM fiscalizou 27 estabelecimentos e, no total, órgãos municipais lavraram 54 autuações administrativas por irregularidades. O balanço aponta que 1.205 pessoas foram dispersadas dos locais abordados e seis acabaram encaminhadas a delegacias.
“Trabalhamos para que sejam cumpridas as determinações das autoridades estaduais e municipais para o enfrentamento da Covid-19. Por isso, pedimos que a população continue colaborando, cumprindo o previsto nos decretos estaduais e municipais, evitando a exposição ao vírus e denunciando aqueles que de modo irresponsável insistem em oferecer riscos para a coletividade”, disse o coordenador da Aifu, capitão Ronaldo Carlos Goulart.
- Junho Paraná Sem Drogas alerta sobre a importância da prevenção
- PCPR desmonta esquema de adulteração de álcool e fraude a licitações
As equipes dispersaram duas grandes aglomerações. No primeiro ponto, no bairro Boqueirão, cerca de 300 pessoas sem máscara foram encontradas em um ponto comercial. O responsável pelo local foi autuado em R$ 55 mil pelos agentes municipais. No Cajuru, outra aglomeração de 100 pessoas foi dispersada pelas equipes policiais e aplicada multa de R$ 25 mil ao estabelecimento.
Na área do trânsito, os militares estaduais fizeram abordagens e verificaram a documentação de condutores e veículos nas proximidades dos pontos vistoriados. Nos três dias, 119 autuações de infrações de trânsito foram lavradas, além de 11 veículos recolhidos ao pátio por pendências administrativas.
DESACATO – No domingo, no bairro Cristo Rei, os policiais militares encaminharam um homem de 23 anos, que desacatou a equipe e, juntamente com mais três homens, tentou agredir uma policial militar durante uma fiscalização a um estabelecimento comercial. Os envolvidos foram encaminhados para lavratura de Termo Circunstanciado.
CONTRABANDO – Em alguns estabelecimentos comerciais abordados, itens como cigarros e essências de narguilé contrabandeados foram apreendidos. Ao todo, 104 maços de cigarros e 102 essências líquidas foram apreendidas.