Polícia Penal inaugura novos estandes de tiro em Piraquara para capacitação de agentes

A inauguração aconteceu nesta quinta-feira (23) e marca a expansão de uma estrutura vital para a formação e treinamento dos policiais penais do estado.
Publicação
23/01/2025 - 17:30

Confira o áudio desta notícia

O Centro de Treinamento Tático (CTT) do Setor de Operações Especiais (SOE) da Polícia Penal do Paraná (PPPR) está sendo ampliado com a inauguração dos estandes de tiro 2 e 3, no Complexo Penitenciário de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A inauguração aconteceu nesta quinta-feira (23) e marca a expansão de uma estrutura vital para a formação e treinamento dos policiais penais do Estado.

Já em funcionamento desde 2018, o estande 1 do CTT foi o primeiro a ser construído em um protocolo administrativo entre a direção da Colônia Penal Agrícola de Piraquara e o SOE. Na época, a necessidade de um centro de treinamento para atender as demandas de formação e instrução dos agentes penitenciários foi reconhecida, e a obra foi iniciada assim que a cessão do espaço foi autorizada.

Em 2024, com a crescente demanda pela formação dos novos policiais penais, especialmente dos aprovados no primeiro Concurso Público da Polícia Penal, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen) solicitou ao SOE a ampliação do CTT. Somente na regional de Curitiba, 300 alunos estão em formação, além de outros 200 em Londrina, no Norte, o que exigia a expansão da infraestrutura.

“A inauguração destes estandes é um avanço importante para toda a Polícia Penal, um esforço em conjunto dos setores operacionais, unidades penais, escola penitenciária e administração do órgão. Esta estrutura ajudará na formação, capacitação e treinamento continuado de todos os policiais penais além das unidades coirmãs que já utilizam esse espaço”, destacou o chefe do SOE na regional administrativa da PPPR de Curitiba, Odenir Belarmino da Silveira Junior.

“A Polícia Penal tem orgulho de receber os alunos em formação e de poder ministrar a eles treinamentos práticos no CTT de Piraquara, um espaço que hoje é referência em termos de estrutura. Além de atender às necessidades da nossa instituição, o local também está aberto para outras forças de segurança, fortalecendo parcerias entre as instituições policiais”, afirmou o encarregado da Divisão de Operações de Segurança, na regional de Curitiba, Thiago Carvalho Pardinho de Oliveira.

A ampliação do CTT contou com a colaboração da mão de obra prisional. O novo estande 2 tem capacidade para até 30 policiais treinando com armamentos de maior energia, como fuzis e similares. Já o estande 3, com um tamanho mais compacto, será utilizado para treinamentos com armas curtas e para instruções dinâmicas envolvendo o uso de armas de fogo, como buscas e abordagens policiais.

Com os novos estandes, a estrutura do CTT passa a atender a uma série de necessidades da PPPR, como a formação dos novos policiais, o aprimoramento contínuo da técnica dos policiais penais já em serviço e a integração com outras forças de segurança.

O CTT agora contará com uma agenda mais robusta, podendo atender uma variedade de cursos e treinamentos em diferentes áreas da segurança pública, consolidando ainda mais o papel da Polícia Penal do Paraná no cenário de segurança do estado.

GALERIA DE IMAGENS