Polícia Militar realiza solenidade em homenagem a Tiradentes

Evento na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, contou com os desfiles dos pelotões representativos da PM e com a entrega de uma coroa de flores em frente ao busto do patrono.
21/04/2022 - 16:50

A Polícia Militar do Paraná realizou nesta quinta-feira (21) uma cerimônia em homenagem a Tiradentes – Joaquim José da Silva Xavier, patrono das polícias. O evento na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, contou com os desfiles dos pelotões representativos da PM e com a entrega de uma coroa de flores em frente ao busto do patrono. Solenidades semelhantes ocorreram em outras unidades da PM no Paraná.

Na Ordem do Dia em homenagem a Tiradentes, assinada pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Hudson Leôncio Teixeira, a homenagem foi estendida aos policiais e bombeiros militares paranaenses. “Nossa sincera homenagem a Tiradentes, às polícias do Brasil e, em especial, aos valorosos policiais e bombeiros militares, os quais tenho a honra e gratidão de comandar”, disse.

Praças, oficiais e convidados também acompanharam o desfile de alguns dos pelotões representativos da Corporação, como o Batalhão de Operações Especiais (Bope), a Companhia de Operações Especiais (COE), o Batalhão de Choque, o Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), a Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), além dos cadetes da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) e do Colégio da Polícia Militar (CPM).

O comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, expressou o orgulho que compartilha com os demais militares estaduais nesta data. “Este evento representa a grandiosidade de Tiradentes e o legado que ele nos deixou”, disse.

Durante a homenagem, os militares estaduais presentes ressaltaram a luta pela independência do Brasil liderada por Tiradentes, que se tornou um herói nacional e recebeu o título de patrono das polícias Militar e Civil brasileiras em abril de 1946, por meio de um decreto presidencial.

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade o chefe do Estado-Maior da Corporação, coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse; o grão-mestre do Grande Oriente do Brasil, Luís Mário Luchetta; o grão-mestre da Grande Loja do Paraná, Marco Antônio Corrêa de Sá; o grão-mestre do Grande Oriente do Paraná, Cristian Flores; o diretor de Apoio Logístico e Finanças da PM, coronel Carlos Alberto Cidreira; e outras autoridades, militares estaduais e familiares.