Polícia Militar dá orientações para segurança de quem vai viajar no Carnaval

Quem vai pegar a estrada deve estar com a manutenção do veículo em dia, nunca misturar álcool e direção e não exceder a velocidade permitida. Na folia, entre as recomendações estão ter cuidado com os pertences e reforçar a atenção com as crianças.
Publicação
16/02/2023 - 15:50

Confira o áudio desta notícia

Para dar tranquilidade para a população durante o Carnaval, as equipes policiais estarão a postos em todo o Estado para promover mais segurança aos foliões. A Polícia Militar do Paraná (PMPR), além de reforçar os esquemas de segurança no Litoral e em outras regiões, preparou algumas dicas para quem vai sair de casa.

A Polícia Militar tem a missão de promover a ordem pública e proporcionar à população mais segurança. Para os que aproveitam para viajar neste período é preciso tomar algumas medidas para evitar transtornos e surpresas desagradáveis.

Ao pegar a estrada, o motorista deve se manter atento ao fluxo de veículos, que fica maior nesta época, e ter paciência e tranquilidade durante o percurso. Além disso, é importante estar com a manutenção do carro em dia.

“As condições do veículo são fundamentais para que o condutor não tenha surpresas no caminho. E nunca é demais reforçar que álcool e direção não combinam, assim como o excesso de velocidade. O motorista é responsável pela própria segurança nas rodovias e também dos demais usuários”, ressalta o porta-voz da PMPR durante o Verão Maior Paraná, capitão Rafael Risoni.

 Para quem vai curtir o Carnaval ao ar livre, seguindo os trios elétricos ou aproveitando as orlas da praia, as principais dicas são evitar exageros e respeitar o próximo.

“É o principal fator para que tenhamos um recesso com diversão aos foliões e segurança. Outro ponto importante é tomar cuidado com os pertences, mantendo bolsas, carteiras e celulares próximos ao corpo para dificultar qualquer ação delituosa”, disse o porta-voz da PMPR.

O capitão lembra ainda que pais ou responsáveis devem reforçar o cuidado com as crianças que vão participar das festas do Carnaval.

“A pulseirinha de identificação é entregue por todas as equipes policiais presentes nos eventos e é um grande aliado caso alguma criança se perca dos pais ou responsáveis durante a diversão. Ela é gratuita e pode ajudar para que a festa não se torne uma preocupação", ressaltou.

190 – Em caso de emergências, a PM está disponível para atender a população por meio do telefone 190 e também pelo aplicativo 190 PR. A PM está à disposição dos paranaenses 24 horas por dia.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reuniu uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste, como atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e eventos esportivos, além de outras práticas relacionadas ao entretenimento. O reforço de policiamento nesses locais continua até o fim do Carnaval.

GALERIA DE IMAGENS