A Polícia Civil irá manter a Delegacia Móvel no Litoral do Estado até o dia 28 de fevereiro. A utilização do ônibus estava prevista inicialmente até a terça-feira (16), mas foi prorrogada devido ao sucesso do serviço.
Segundo o coordenador da Operação Verão Consciente na Polícia Civil, delegado Gil Tesseroli, a extensão da permanência da Delegacia Móvel é consequência da excelente receptividade dos cidadãos. “O ônibus estará mais uma semana no Litoral e assim poderemos prestar esse atendimento aos veranistas, auxiliando ainda mais na segurança”, diz.
De sexta-feira (19) a domingo (21) a Delegacia Móvel ficará na praia central em Guaratuba. Na semana seguinte, atuará de sexta-feira (26) a domingo (28) na praia de Caiobá em Matinhos, na Avenida Atlântica, em frente ao número 1900.
A Delegacia Móvel oferece atendimentos como a confecção de boletins de ocorrência e orientações quanto à atribuição da polícia judiciária. O funcionamento é das 12h às 22h.
Os policiais civis também auxiliam para que regras sobre a Covid-19 sejam cumpridas e orientam familiares a respeito dos cuidados com as crianças na praia.
A delegacia é responsável por aproximar a Polícia Civil dos veranistas e também para contribuir com a inibição da criminalidade.
ESTRUTURA- A unidade móvel funciona em um ônibus, com instalações modernas e equipamentos de última geração. Os policiais civis utilizam drones que, no período de veraneio, auxiliam no monitoramento da movimentação de suspeitos entre banhistas, além de auxiliar no avistamento de casos de afogamento, para que o Corpo de Bombeiros seja prontamente acionado.
Além disso, o ônibus possui internet 4G, sistema de câmeras de monitoramento, gerador de energia elétrica independente, computadores que permitem seis atendimentos simultâneos, e acessibilidade para pessoas com limitações de locomoção.
OPERAÇÕES AÉREAS - A Polícia Civil também utiliza helicóptero e policiais civis especializados em operações aéreas durante o Verão Consciente. Em mais de 50 dias de operação, tem realizado voos preventivos e especializados em áreas da região litorânea. O objetivo é atuar de maneira integrada com as demais forças de segurança.
O delegado Renato Coelho, chefe de operações aéreas, ressalta a importância da atuação no Litoral. “A aeronave é um recurso importantíssimo, que disponibiliza e oportuniza a agilidade para os trabalhos de polícia judiciária, além de trazer sensação de segurança para a população”, diz o delegado.
Durante o Verão Consciente, a PCPR e a Defesa Civil firmaram parceria e realizam voos preventivos no Litoral. As ações se desenvolvem devido ao grande volume de chuvas que caiu no mês de janeiro.
Nas ocasiões, as equipes que integram as operações aéreas da PCPR levaram os geólogos aos locais de difícil acesso, permitindo estudos na região.
A PCPR conta com três helicópteros e um avião para suas operações aéreas. Além dos voos especializados de polícia judiciária, presta apoio aos demais órgãos estaduais e às forças de segurança federais e municipais.