Polícia Civil ministra palestras para 4,7 mil pessoas no mês de outubro em todo Paraná

As ações aconteceram em Curitiba, Região Metropolitana e no Interior do Estado durante todo o mês de outubro. As palestras fazem parte do programa PCPR na Comunidade e foram ministradas por investigadores e delegados.
Publicação
07/11/2023 - 16:57

Confira o áudio desta notícia

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) promoveu palestras para mais de 4,7 mil pessoas, em todo Estado, sobre violência doméstica, cibercrimes, serviços de polícia judiciária, rede de proteção, educação no trânsito e combate às drogas. As ações aconteceram em Curitiba, Região Metropolitana e no Interior durante todo o mês de outubro. As palestras fazem parte do programa PCPR na Comunidade e foram ministradas por investigadores e delegados da PCPR.    

De acordo com o coordenador do programa, João Mário Goes, uma das frentes do PCPR na Comunidade é a realização das palestras para a população com o objetivo de levar conhecimento e segurança aos paranaenses. "São temas e públicos de locais e idades mais variadas possíveis com o intuito de levar informação sobre a prevenção de crimes. A iniciativa é uma forma moderna que a PCPR tem de levar conhecimento sobre o assunto para a população”, diz Goes.   

Os eventos tiveram como público-alvo servidores, estudantes, educadores, assistentes sociais, conselheiros tutelares e conselheiros municipais, e aconteceram em lugares como escolas, universidades e instituições públicas.  

Um dos estabelecimentos atendidos foi o Colégio Estadual Cívico-Militar São Judas Tadeu, em Palmeira, na região dos Campos Gerais. O diretor da instituição, Valter Ferreira, disse que ações como esta trazem temas relevantes e auxiliam diretamente na prevenção de crimes e uso de substâncias ilícitas.

“Hoje a desagregação familiar e a facilidade com que as drogas são ofertadas aos adolescentes são uma realidade. Essa ação da PCPR contribui para que a população veja os efeitos da droga no organismo e as consequências de quem se envolve com o tráfico e faz uso de entorpecentes”, afirma Ferreira.

CAPACITAÇÃO - No início de outubro, cerca de 70 servidores da PCPR participaram de uma palestra de capacitação para atendimento a pessoas autistas, em parceria com Escola de Educação em Direitos Humanos (ESEDH). 

Foram abordados temas como características gerais do Transtorno do Espectro Autista (TEA), convivência, questões neurodivergentes, garantias de direitos, termos adequados para o tratamento e como fazer um atendimento humanizado para autistas e para a família.

O presidente da Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas (Onda), Fábio Cordeiro, ressaltou que a iniciativa leva conhecimento sobre a causa para que os servidores possam atender as pessoas de maneira inclusiva, respeitando suas características. “Quando falamos de Polícia Civil e segurança pública, é mais importante porque estão lidando com vulnerabilidade. O servidor entender sobre o TEA, saber fazer uma abordagem e um atendimento respeitoso é de extrema importância”, diz Cordeiro.   

PCPR NA COMUNIDADE – É um projeto que acontece regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.

GALERIA DE IMAGENS