A Polícia Civil do Paraná (PCPR) ministrou nesta quinta-feira (31) uma palestra para 58 alunos surdos no Colégio Estadual para Surdos Alcino Fanaya Júnior, no bairro Vila Izabel, em Curitiba. A iniciativa, que contou com a participação de intérpretes de Libras e professores da instituição, faz parte do projeto PCPR na Comunidade.
O debate, promovido pelo delegado Emmanoel David, teve o intuito de abordar a temática da proteção virtual, atuação da polícia judiciária no combate a golpes, os direitos e deveres das crianças e adolescentes.
Segundo o delegado, essas ações realizadas pela Polícia Civil criam uma ponte de conhecimento para instituições, colégios e hospitais, onde esse tipo de informação não chega regularmente. “O mais importante é que, independentemente da dificuldade auditiva, motora ou visual, isso não pode por si só ocasionar com que haja limitações de informações para própria cidadania dos alunos”, disse.
As orientações foram direcionadas a crianças e adolescentes, dos ensinos fundamental e médio, com idades entre 10 e 23 anos. A diretora do colégio, Solange Brecailo, disse que a palestra foi importante para os alunos, visto que quase todos são filhos de pais ouvintes e não possuem comunicação em Libras com os familiares, dificultando as orientações relacionadas aos temas.
“Nosso objetivo é trazer para o aluno informações claras e fidedignas, educando com cidadania e dando todo o suporte para se tornar um cidadão livre de escolhas”, afirmou. “A presença da Polícia Civil trouxe conhecimentos que esclarecem dúvidas e conceitos incorretos que muitas das vezes são absorvidos na internet, por isso somos extremamente gratos pela oportunidade”.
- Policiais penais do Sudoeste são capacitados para registrar boletins de ocorrência
- Operações de saturação da PCPR ajudam a gerar queda de 27% nos homicídios em Curitiba
PROGRAMA – A palestra faz parte do programa PCPR na Comunidade, que tem o objetivo de levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, aproximar a instituição da população e auxiliar na identificação de possíveis vítimas.
SOLICITAÇÃO – Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR entrará em contato para alinhar as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas AQUI.