Polícia Civil fecha laboratório de drogas na Região Metropolitana de Curitiba

Ação aconteceu em Fazenda Rio Grande e um homem de 23 anos foi preso em flagrante. No local, além de cocaína e maconha, o polícia encontrou ferramentas utilizadas na fabricação de drogas.
30/07/2021 - 15:30

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) fechou um laboratório de fabricação de drogas em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. Durante a ação, realizada nesta quinta-feira (29), um homem, de 23 anos, foi preso em flagrante.

A PCPR chegou até o local após investigações de alta complexidade. Na fábrica de entorpecentes foram localizados três quilos de cocaína, dois quilos de maconha e ferramentas utilizadas na fabricação, como prensa hidráulica, aparelhos de secagem e batedores para misturar as drogas.

As investigações prosseguem com o intuito de identificar outros integrantes da organização criminosa.

As apreensões de drogas aumentaram quase 150% no primeiro trimestre de 2021, em relação ao mesmo período do ano passado. As forças de segurança pública do Paraná localizaram, de janeiro a março deste ano, 61,7 toneladas de drogas, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 24,9 toneladas. Os números são resultado das ações preventivas da Polícia Militar e também de repressão qualificada da Polícia Civil.

De acordo com dados de relatório da Secretaria de Estado da Segurança Pública, as polícias Militar e Civil apreenderam 60.675 quilos de maconha, um aumento de 162,7% em relação ao primeiro trimestre de 2020 (23.095 quilos). O volume de cocaína somou 782,3 quilos, 444,4 quilos a menos que no comparativo com o primeiro trimestre de 2020, que teve pouco mais de 1,2 mil quilos apreendidos, uma queda de 36,23%.

O recolhimento de LSD subiu 172,4% no primeiro trimestre de 2021 – de 2.363 pontos em 2020 para 6.437 pontos neste ano. O mês de janeiro foi o que registrou a maior quantidade de LSD apreendida, com 3.425 pontos. Já o número de apreensões de ecstasy caiu de 14,1 mil para 8.123 comprimidos em 2020, queda de 42%.