Plano de desenvolvimento do Vale do Ivaí inclui agricultura e turismo

Documento elaborado pela Paraná Projetos foi entregue a lideranças de 28 municípios durante o Fórum Regional de Secretários Municipais do Planejamento, realizado em Faxinal.
Publicação
22/11/2019 - 14:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Mais de 120 lideranças de 28 municípios da região do Vale do Ivaí participaram do Fórum Regional de Secretários Municipais do Planejamento, realizado no município de Faxinal, quinta-feira (21).

As lideranças locais receberam o Plano de Desenvolvimento do Vale do Ivaí, elaborado pela equipe da Paraná Projetos, que prevê, entre outras ações, a valorização da agricultura familiar e criação de uma rota cicloturística.

O encontro, que contou com a presença de prefeitos, lideranças da região e produtores locais, foi promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, com coordenação da Escola de Liderança do Paraná, em parceria com a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e a Paraná Projetos.

APROXIMAR - O secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, entregou aos prefeitos do Vale do Ivaí o projeto de sinalização da Rota Cicloturística Vale da Aventura. Ela percorre 235 quilômetros de estradas, predominantemente rurais, atravessando o território de 10 municípios. A rota contará com ações de planejamento para estimular o desenvolvimento do turismo e geração de emprego na região.

“O objetivo do fórum foi aproximar a Secretaria do Planejamento com os gestores de desenvolvimento dos municípios, para auxiliá-los diretamente em projetos, no acesso a recursos federais e, com esta interface mais próxima, conhecermos as realidades locais”, destaca Mira Graçano, coordenadora da Escola de Liderança do Paraná.

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) apresentou um panorama da realidade socioeconômica dos municípios. Já o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) mostrou a viabilidade econômica do estímulo à fruticultura.

As palestras técnicas abordaram o potencial do turismo, a oferta de linhas de crédito para pequenos negócios e apoio a programas pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep).

Os prefeitos aproveitaram puderam sugerir políticas e projetos para o desenvolvimento dos municípios, como investimentos em piscicultura, galpões industriais, ônibus de turismo e incentivo a compras públicas por produtores locais. No Centro de Convenções de Faxinal, os produtores locais organizaram uma feira de alimentos e artesanato.

KALORÉ - Além de Faxinal, a equipe da Secretaria de Planejamento conheceu boas práticas em turismo de aventura e o programa de geração de emprego de um grupo que produz sacolas térmicas no distrito de Jucimara, em Kaloré. Os produtos são fornecidos a importantes centros do País.

O secretário Valdemar Bernardo Jorge destacou que a iniciativa possibilita a jovens trabalharem perto de suas casas, além de ser um incentivo ao comércio local e ao crescimento dos municípios. “Com a oferta de oportunidade e equipamentos de qualidade, todo mundo avança", enfatizou.

“Com parcerias honestas e de longo prazo, a experiência deu certo em nossa cidade. É uma saída para os municípios”, complementou o prefeito de Karolé, Washington Luiz da Silva.

Para incentivar ações também para o desenvolvimento do turismo religioso, o secretário visitou o município de Lunardelli, situado no Vale do Ivaí, que recebe todos os anos milhares de fiéis no Santuário de Santa Rita de Cássia.

GALERIA DE IMAGENS