PlanificaSUS reforça importância de cuidados cotidianos para preservação da saúde

Iniciativa permite que os usuários do SUS possam compreender que também possuem uma parcela de responsabilidade pela sua própria saúde, que podem ser proativos e que os profissionais estão à disposição para ajudá-los.
Publicação
14/03/2024 - 16:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O autocuidado apoiado foi o tema central do 12º Encontro de Tutores Regionais do PlanificaSUS Paraná. Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o evento aconteceu de terça até esta quinta-feira (12 a 14), em Curitiba, e reuniu 90 técnicos das 22 Regionais de Saúde, que são tutores da metodologia.

O PlanificaSUS é uma estratégia nacional de educação permanente que busca consolidar a Rede de Atenção à Saúde, ao desenvolver competências, habilidades e atitudes nas equipes técnicas e gerenciais. O intuito é qualificar e integrar os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar, com foco nas necessidades dos usuários.

O tema do encontro desta semana é considerado pelo secretário estadual da Saúde, Beto Preto, fundamental para aumentar a confiança e as habilidades das pessoas. “O autocuidado apoiado permite que os usuários possam compreender que também possuem uma parcela de responsabilidade pela sua própria saúde, que podem ser proativos e que os profissionais de saúde estão à disposição para ajudá-los”, disse.

Essa iniciativa consiste em que os usuários gerenciem o próprio cuidado na tomada de decisões cotidianas sobre alimentação, atividade física, medicação, estilo de vida e higiene pessoal. A equipe de saúde preparada procura ampliar a capacidade de confiança e eficácia das pessoas no manejo de sua condição.

Ainda para o primeiro semestre de 2024 está prevista a formação teórica e prática dos 843 tutores da APS nos municípios e dos 36 tutores da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) sobre a temática do autocuidado apoiado.

“Durante todo o evento discutimos a relação do autocuidado apoiado com a prática dos profissionais de saúde da APS e AAE, além de relacionar com temas atuais como a imunização e segurança do paciente”, ressaltou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

Outros temas importantes tratados no encontro foram gestão do cuidado, monitoramento, segurança do paciente, imunização na Atenção Primária à Saúde e Atenção Ambulatorial Especializada.

A metodologia e informações discutidas neste encontro serão replicadas aos municípios pelas Regionais de Saúde, atingindo os demais profissionais. Responsáveis pelas Linhas de Cuidado Prioritárias – que são as da Saúde da Pessoa Idosa, Materno Infantil, Saúde Mental e Doenças Crônicas (usuários com hipertensão arterial sistêmica ou diabetes mellitus) – também participaram do encontro.

PLANIFICASUS – O Paraná aderiu à estratégia PlanificaSUS em 2019 e a implementou inicialmente na 4ª Região de Saúde de Irati. Em 2021, foi o primeiro Estado a expandir a metodologia para todas as suas regiões. O PlanificaSUS Paraná possibilita reorganizar os processos de trabalho das equipes das Unidades de Saúde e dos ambulatórios vinculados a essa estratégia, com o objetivo de melhorar o cuidado às pessoas usuárias do SUS ao promover o acolhimento.

Os encontros com os tutores regionais são desenvolvidos com a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde, proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde, e executada pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

GALERIA DE IMAGENS