O governador em exercício Darci Piana participou nesta quarta-feira (10) da celebração de 50 anos da Maclinea, uma das empresas pioneiras da Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A fabricante de máquinas e equipamentos para o setor moveleiro e madeireiro prevê mais investimentos em novas tecnologias na unidade para modernizar a produção e buscar novos mercados.
Considerada uma das maiores empresas do setor no Brasil, a Maclinea desenvolve, produz e comercializa máquinas e equipamentos para as linhas de fabricação de móveis, portas, pisos, painéis de compensado, vidro, metal e outros produtos. Com cerca de 90 funcionários e instalada em uma área de 60 mil metros quadrados, a indústria atende importantes empresas moveleiras no Brasil e em outros países sul-americanos.
A Maclinea foi fundada em 1974 pelo italiano Massimo Brivio e outros três sócios, que viram na recém-criada CIC a oportunidade de expandir os negócios no Brasil. “Agradeço à família Brivio por acreditar no Paraná e trazer essa empresa para cá, que se consolidou como uma das principais do setor, que é um dos principais segmentos industriais do nosso Estado”, afirmou Darci Piana.
“Assim como Brivio fez 50 anos atrás, hoje muitas empresas internacionais e multinacionais continuam buscando o Paraná para implantar seus investimentos, é o que vimos recentemente com a Votorantim, Electrolux, SL Alimentos e J.Macêdo”, salientou. “É graças ao trabalho de empresas como esta que a economia do Paraná vai bem, com o Produto Interno Bruto (PIB) crescendo o dobro da média nacional”.
O diretor industrial da Maclinea, Attilio Brivio, contou que o pai e os sócios vieram ao Brasil em uma viagem organizada pela Associação Mecânica Italiana. Eles instalaram, primeiramente, uma pequena indústria mecânica, que se expandiu ao longo dos anos. “Era um período difícil na Europa, como terrorismo e conflitos sociais, que dificultavam a abertura de empresas”, contou.
“Então fizeram essa empresa no Brasil como uma segurança para o futuro. Ela se desenvolveu, aumentou as dimensões, a produção e se tornou uma das mais importantes fornecedoras para o mercado da madeira na América do Sul”, afirmou Brivio. “Estamos investindo em uma nova parceria com a italiana Masterwood, para comercializar máquinas mais tecnológicas, e também no desenvolvimento de novos maquinários para buscar novos mercados”.
“Nosso desafio é fazer com que a empresa cresça ainda mais, como novos funcionários e nova engenharia para fazer máquinas mais competitivas e atualizadas, dentro da indústria 4.0”, acrescentou a diretora Susanna Brivio.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade os vices-presidentes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Virgílio Moreira Filho; e da Aecic, João Barreto Lopes; a cônsul-geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina, Eugenia Berti; o cônsul da Hungria, Marco Aurélio Schetino; o CEO da Masterwood, Giancarlo Santoro; o presidente do Conselho dos Italianos no Exterior, Walter Petruzziello, e outras autoridades.