Piana destaca vocação de Campo Largo na produção de louças e cerâmica

O vice-governador Darci Piana participou nesta quinta-feira (29) da abertura da 31ª edição da Feira da Louça de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. O tradicional evento da Capital Nacional da Louça segue até 8 de setembro e conta com expositores, fornecedores e parceiros, comercializando desde linhas premium a produtos com preços populares.
29/08/2024 - 19:30

Piana destacou a importância do setor para a cidade, que conta com cerca de 20 indústrias de louça, porcelana e cerâmica, que empregam aproximadamente 4 mil pessoas. "É o carro-chefe do município de Campo Largo, gerando milhares de empregos não só na indústria que produz a porcelana, mas também no comércio", disse.

A 30ª edição da feira, realizada no ano passado, marcou a retomada do evento, com grande sucesso de público. Para este ano, o espaço dedicado à feira, no City Center Outlet Premium, é o dobro da anterior, com 6 mil metros quadrados e mais de 50 expositores, e a expectativa da organização é superar o público do ano passado, de 120 mil pessoas.

“Fico muito feliz por ver a grandiosidade desta feira, que tem quase o dobro da do ano passado. Significa que o evento está progredindo, está crescendo e o setor está ampliando a sua capacidade de produção”, salientou o vice-governador.

Com uma média anual de 36 milhões de peças, a cidade é o maior polo de produção do País. “Hoje, 75% da louça profissional do Brasil, que é vendida a hotéis e restaurantes, por exemplo, são produzidas em Campo Largo. O setor é o segundo maior empregador do município, movimentando muito a economia local e também do Paraná”, destacou o Fábio Germano, presidente do Sindicato da Indústria de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica, Louça e Porcelana no Paraná (Sindilouças).

Os produtos mais fabricados e comercializados em Campo Largo incluem, principalmente, pratos, além de xícaras, canecas, tigelas, entre outros utensílios de mesa. Essa produção reforça a vocação da cidade no setor, com a produção de itens que têm alta demanda tanto no mercado nacional quanto no internacional.

INOVAÇÕES – Inovações no setor têm sido diferenciais na produção, principalmente em áreas de tarefas repetitivas. A impressão 3D tem sido utilizada para criar moldes complexos e personalizados com rapidez e precisão, garantindo uma maior flexibilidade no design e na produção de peças únicas ou em pequenas séries.

Avanços na esmaltação permitem longevidade e segurança dos produtos e novos fornos mais eficientes em algumas indústrias passaram a reduzir o consumo de energia e das emissões de carbono. De forma sustentável, ainda há fabricação de peças reciclando resíduos da produção.

EVENTO – O objetivo da Feira da Louça é aproximar lojistas e fornecedores, apontar tendências de mercado, proporcionando às empresas de cerâmica, porcelana e aos artesãos de Campo Largo novas oportunidades de negócios e a ampliação da comercialização dos seus produtos, tanto no atacado como no varejo.

O evento segue até 8 de setembro, das 10h às 22h, e tem entrada gratuita. Os visitantes vão encontrar uma grande exposição de marcas ligadas à cerâmica e porcelana, que comercializam uma diversidade de produtos com descontos e peças com preço de fábrica de tradicionais marcas em todo o país, como Schmidt, Germer e Cerâmica Brasília.

O evento é realizado pelo Sindilouças, com promoção da RPC e apoio da Prefeitura de Campo Largo, Sistema Fiep, Sistema Fecomércio-PR, Caixa Econômica Federal, Sanepar, Fomento Paraná e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

PRESENÇAS – Também acompanharam o evento o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor do Viaje Paraná, Irapuan Cortes; o secretário-executivo do Codesul no Paraná, Orlando Pessuti; o vice-presidente da Fiep, Virgílio Moreira Filho; os superintendentes da Fiep João Artur Mohr, e do Sebrae/PR, Vítor Tioqueta; e o deputado estadual Fábio Oliveira.