Pesquisadores conversam sobre relações entre corpo, educação e infância no MUPA

A mesa “Corpos: educação e possibilidades múltiplas de educar-se” terá a presença de Marynelma Camargo Garanhani, Ana Cristina Zimmermann e Marcus Aurélio Taborda de Oliveira. O evento é gratuito, com distribuição de ingressos por ordem de chegada.
Publicação
02/08/2024 - 15:50
Editoria

O Museu Paranaense (MUPA) recebe na próxima quarta-feira (7), às 19h, professores e pesquisadores da área da educação para uma conversa com o público sobre as relações entre corpo, educação e infância. A mesa “Corpos: educação e possibilidades múltiplas de educar-se” terá a presença de Marynelma Camargo Garanhani, Ana Cristina Zimmermann e Marcus Aurélio Taborda de Oliveira.

O evento é gratuito, com distribuição de ingressos por ordem de chegada, e integra a agenda de ações do Programa Público do MUPA, “Corpos, Indícios – Matrizes, Espécies”, que investiga as linguagens transversais do corpo.

Partindo da ideia de que experiências culturais estão intimamente conectadas com a construção e tomada de consciência dos corpos, os pesquisadores convidados irão abordar os corpos e suas possibilidades de educar, atravessando a infância, ética de cuidado e visões múltiplas sobre a corporeidade.

Ana Cristina Zimmermann é professora e pesquisadora na área de Educação na Universidade de São Paulo (USP). Atua como uma das coordenadoras do Grupo de Estudo PULA, no Centro de Estudos Socioculturais do Movimento Humano (EEFE/USP), integrante do Lab_Arte – Laboratório Experimental de Arte-Educação & Cultura e associada ao Institut des Sciences du Sport-Santé de Paris, UFR/STAPS da Universidade de Paris.

Também atua no campo da filosofia do esporte, colaborando na The International Association for the Philosophy of Sport, British Association for the Philosophy of Sport, o Société Francophone de Philosophie du Sport, Asociación Latina de Filosofía del Deporte (ALFiD – membro fundador), e Associação de Filosofia do Desporto em Língua Portuguesa.

Marynelma Camargo Garanhani é professora, pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Educamovimento, que integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil da Universidade Federal do Paraná. Atua como voluntária internacional na Organização Mãos sem Fronteiras e foi chefe do Departamento de Educação Física, coordenadora do Curso Licenciatura em Educação Física e da Especialização em Educação Física Escolar da mesma universidade.

Marcus Aurélio Taborda de Oliveira é professor do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor da Faculdade de Educação Físicada Universidade Federal de Minas Gerais, dedicando-se há décadas sobre pesquisas acerca de diferentes formas, escolares ou não, de educar o corpo e as sensibilidades.

PROGRAMA PÚBLICO – O programa é uma forma de convidar a comunidade a se aproximar, refletir e se envolver com um assunto. Para isso, o MUPA propõe uma programação especial, estendida e gratuita com diferentes ações que evocam determinada temática de forma diversa e interdisciplinar.

Serviço

Mesa de conversa “Corpos: educação e possibilidades múltiplas de educar-se”

Data: Quarta-feira (07), às 19h

Entrada gratuita com distribuição de ingressos por ordem de chegada

Local: Museu Paranaense - Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba

GALERIA DE IMAGENS