Penitenciária Central do Estado inaugura parlatório moderno e humanizado

Espaço foi modernizado com orçamento próprio e mão de obra dos privados de liberdade custodiados na unidade. O novo parlatório oferece mais conforto e privacidade para os atendimentos dos advogados, defensores, demais autoridades, e também para para os custodiados.
30/06/2022 - 15:20

A Penitenciária Central do Estado – Unidade de Segurança (PCE-US), localizada dentro do Complexo Penitenciário de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, conta agora com um novo parlatório unificado. O espaço foi modernizado e tem sala de espera, cadeiras, interfones, computadores novos e  banheiros. O contato entre advogado e presos ocorre exclusivamente por interfone. A nova sala, inaugurada nesta quinta-feira (30), foi construída e renovada com orçamento próprio e mão de obra dos privados de liberdade custodiados na unidade.

A obra é mais uma amostra da evolução e da modernização do sistema prisional paranaense. “Para nós, esse projeto é um avanço, pois estamos preocupados em sempre melhorar as condições de atendimento, propiciando dignidade e humanização aos profissionais e a pessoas privadas de liberdade que são atendidos. Vamos buscar formas de levar essa estrutura de parlatório a todas as unidades penais”, afirmou o vice-diretor do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen), Lourenço Paião.

“Quando assumi a unidade, o parlatório estava arcaico e sua localização era distante da entrada para o atendimento. O novo parlatório oferece mais conforto e privacidade para os atendimentos dos advogados, defensores, demais autoridades, e também para os atendimentos dos técnicos, bem como para os custodiados”, destacou o diretor Olival Monteiro.

O projeto foi idealizado pelo policial penal Fábio Boese e, segundo Monteiro, executado com recursos próprios da unidade e mão de obra prisional. “A obra levou 60 dias para ser concluída. O novo espaço tem capacidade para oito atendimentos simultâneos, o que facilitará o trabalho dos profissionais, proporcionando mais segurança, organização e agilidade nos atendimentos”, disse Monteiro.

Para o defensor público Henrique Camargo Cardoso, a expectativa agora é a expansão deste tipo de modernização e melhoria em outras unidades prisionais do Paraná. “Esse projeto representa um avanço aos direitos dos presos, porque vai dar mais privacidade para que eles falem com as defesas técnicas, consigam expor exatamente as condições em que estão e possam receber aconselhamento jurídico adequado”, afirmou.

“O recluso tem seus direitos relativos à defesa preservados”, destacou a vice-presidente da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Karla Vicenze. De acordo com ela, a implementação do Parlatório Unificado é uma grande vitória para o sistema prisional, os advogados e os presos.

“Tudo isso evidencia que a cooperação entre as entidades traz benefícios a todos. Ao advogado é conferido um local adequado e seguro para a comunicação com seu cliente, com o respeito às suas prerrogativas profissionais. Também os servidores da unidade prisional se beneficiam, ganhando tempo e maior segurança em suas atividades”, afirmou a representante da OAB.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes na inauguração a promotora de Justiça Stella Maria Flores Floriani Burda; o comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar (Curitiba e RMC), coronel Renato de Oliveira Ribas Filho; o procurador André Calixto; o coordenador regional do Deppen de Curitiba, Rogério Orem; além de diretores de outros estabelecimentos penais e servidores da instituição.