O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), informa os usuários que a obra de pavimentação da PR-092 em Doutor Ulysses, no Vale do Ribeira, deve começar a partir do dia 2 de abril, na semana que vem. O investimento é de R$ 56.919.000,00 para atender um trecho de 11,95 quilômetros. A contratação integrada previa também a organização dos projetos.
Nesta primeira etapa são realizados os serviços de remoção de camada vegetal nos espaços próximos à pista, que vão permitir a passagem de veículos e frentes de trabalho que vão atuar na obra. As atividades começam a partir do km 117 da rodovia, ao longo da execução seguindo em direção a Doutor Ulysses, até o km 129.
Usuários devem seguir com cautela pelo trecho, prestando atenção à sinalização provisória disponível, garantindo a segurança de todos. Caso as condições climáticas não sejam favoráveis, os serviços podem ser reagendados.
NOVA PISTA – Está prevista a pavimentação de uma pista com 7 metros de largura, sendo uma faixa de 3,5 metros em cada sentido da via, e acostamentos de 1,3 metro em cada lado. Será executado o pavimento semirrígido, que consiste em camadas de base e sub-base em solo cimento (combinação de solo da região com cimento), uma camada dupla de ligante, e uma camada de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) de revestimento asfáltico.
Além de sinalização horizontal e vertical ao longo do trecho pavimentado, também serão instaladas defensas metálicas em todos os pontos mais sinuosos, para garantir maior segurança aos usuários. E para lidar com as constantes chuvas da região, bem como águas fluviais, estão previstos dispositivos de drenagem como sarjetas de concreto, descidas d’água, drenos, bueiros e também uma galeria celular.
Serão realizados ainda os serviços complementares, como implantação de novos abrigos para parada de ônibus e enleivamento (plantio de vegetação) nas áreas próximas à rodovia, entre outros.
MUNICÍPIO – Com população de cerca de 5.500 habitantes, a economia em Doutor Ulysses é voltada principalmente para a agropecuária, sendo a PR-092 um importante canal para escoamento da produção local, além de acesso a povoados e propriedades rurais mais distantes do município. É uma das duas cidades do Paraná que não tem conexão asfáltica com nenhuma outra.
Na travessia urbana da PR-092 no município, o DER/PR concluiu em 2019 a pavimentação com blocos intertravados de concreto (pavers) em um trecho de aproximadamente 910 metros. A obra incluiu implantação de dispositivos de drenagem e sinalização viária.