O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), continua atuando agora em dezembro na obra de pavimentação da PR-160 entre Imbaú e Reserva, nos Campos Gerais, com mais da terraplenagem já concluída (57,46%).
O trecho tem extensão de 28,36 quilômetros, prevendo implantação de duas pistas de rolamento, com segmentos de terceiras faixas e acostamentos, além da execução do Contorno de Imbaú e do Contorno de José Lacerda, distrito de Reserva, além de uma ponte sobre o Rio São Pedro. O investimento é de R$ 115.911.275,46.
Com o avanço da terraplenagem, estão sendo executados os serviços de pavimentação com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) nos locais com a base já pronta, além da implantação de dispositivos de drenagem e de galeria celular de concreto. Este mês também marcou o início dos trabalhos da ponte, com serviços de escavação para implantar a sua infraestrutura e concretagem das vigas pré-moldadas.
A obra enfrentou uma série de desafios no início da execução, como a baixa disponibilidade de alguns insumos, e principalmente quanto ao volume de desapropriações, situações que já estão em sua maioria superadas e devem permitir maior agilidade nos trabalhos, com previsão de concluir a nova pista até outubro que vem. O aumento na quantidade de máquinas e equipamentos no trecho, incluindo usina de CBUQ, também serão fatores importantes no andamento da pavimentação.
A nova rodovia pavimentada beneficiará mais de 40 mil habitantes dos dois municípios, além de facilitar o tráfego rumo a Telêmaco Borba e à região Norte, ou para Cândido de Abreu e a região Oeste. E os novos contornos vão permitir que o transporte da produção agropecuária e industrial seja feito sem a necessidade de passagem por dentro de áreas urbanas.
O projeto executivo de engenharia foi doado ao Governo do Paraná pela empresa Klabin S.A.