O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL), realizou nesta terça-feira (06) a sessão de disputa da licitação para restaurar com pavimento de concreto a PR-151, entre Ponta Grossa e Palmeira, nos Campos Gerais.
Ao todo, 12 empresas participaram da disputa, fazendo propostas de preços cada vez menores, até uma ser declarada a melhor classificada. A Castilho Engenharia e Empreendimentos S/A fez proposta de R$ 257.215.000,00, e agora tem prazo de um dia útil para encaminhar documentos de habilitação e planilhas de preços ajustadas à última proposta que realizaram.
A obra prevê a restauração da PR-151 entre o trevo de entroncamento com a PR-438 em Ponta Grossa, e o entroncamento com a BR-277 no perímetro urbano de Palmeira, em uma extensão de 32,71 quilômetros. Será utilizada a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente passa por melhorias para ser utilizado como base para uma nova camada de pavimento rígido de concreto.
As faixas de rolamento existentes serão alargadas para 3,6 metros, com acostamentos de 3 metros, sendo necessário ampliar a plataforma da rodovia. Também serão implantados 15,2 quilômetros de terceiras faixas em todos os segmentos críticos de ultrapassagem, e vias marginais de pavimento asfáltico na Colônia do Lago.
Para as obras de arte especiais, está previsto o alargamento da ponte sobre o Rio Forquilha em 4,8 metros, para implantação de passeio para pedestres e uma ciclovia bidirecional, e a implantação de um novo viaduto em Palmeira, no entroncamento da PR-151 com a rua XV de Novembro, Rua Manoel Ribas, Rua Daniel Mansani e a Avenida Nacim Bacila.
Após concluída a licitação, assinado contrato e emitida ordem de serviços, o prazo para execução da obra é de 900 dias corridos, dois anos e meio.