O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está preparando a PRC-280 para receber o novo pavimento rígido de concreto no trecho entre Clevelândia e Palmas, na região Sudoeste. A obra tem investimento de R$ 188,25 milhões, atendendo um trecho de 45 quilômetros entre os dois municípios.
Desde a semana passada começaram os serviços de reperfilagem e fresagem das faixas de rolamento da rodovia, incluindo trechos de terceiras faixas, conforme necessário para ajustar o nível da pista, além da correção de problemas eventuais, como buracos ou escorregamentos. Estas melhorias são realizadas com operação pare-e-siga durante o dia, ficando a pista totalmente liberada somente a noite.
A partir desta sexta-feira (05) começa a reciclagem dos acostamentos, que também ficarão no mesmo nível que a pista, sendo necessário o pare-e-siga 24 horas por dia nos trechos que serão atendidos, até a futura liberação da pista.
Estes serviços são um pré-requisito para a execução das placas de concreto de pavimento rígido sobre o atual pavimento flexível asfáltico, que passa a servir como mais uma camada de base. Esta técnica tem o nome whitetopping, e é empregada em cada vez mais obras de restauração de rodovias estaduais do Paraná, proporcionando maior vida útil, economia em custos de manutenção e mais segurança aos usuários.
INÍCIO – A previsão é iniciar a concretagem da rodovia a partir de 15 de abril, caso as condições climáticas sejam favoráveis. O primeiro segmento atendido fica no perímetro urbano de Clevelândia, entre as rotatórias com a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua Crescêncio Martins, depois prosseguindo até Palmas, terminando no trevo da Codapar.
Também serão realizados serviços de implantação de dispositivos de drenagem de águas, sinalização horizontal, sinalização vertical, correção da geometria nas interseções em nível e nos acessos, e demais serviços complementares, como plantio de grama e instalação de defensas metálicas. A previsão de conclusão é de 360 dias.
ALTERNATIVAS – Com as obras em andamento na rodovia, o DER/PR recomenda que os usuários utilizem rotas alternativas para evitar longas esperas e a formação de filas:
- SC-155, acesso pelo trevo do Rincão, seguindo por vias catarinenses até retornar ao Paraná em Vitorino;
- PR-459 e PR-449 como ligação entre Clevelândia e Palmas, com parte do percurso em rodovia sem pavimentação.
PRC-280 – Além dessa obra, o governador Carlos Massa Ratinho Junior já anunciou a continuidade do projeto com a pavimentação em concreto até Pato Branco, dentro do mesmo modelo. Esse lote contempla os 37 quilômetros de distância entre as duas cidades do Sudoeste do Paraná. A previsão é que, após concluída a licitação, o contrato tenha duração de 15 meses, sendo três para a elaboração dos projetos e 12 para a execução das obras.
As duas etapas se somam a uma anterior, de 60 quilômetros, já concluída entre Palmas e o Trevo Novo Horizonte, no acesso à BR-153. Ao todo serão 142 quilômetros de pavimentação em concreto na PRC-280.