Pavimentação em Araucária facilita escoamento de produtos

São seis projetos de pavimentação em andamento que ligam distritos a municípios vizinhos (Campo Largo, Contenda e Fazenda Rio Grande) e a rodovias Federais.
Publicação
10/07/2020 - 10:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, dá um passo à frente na implantação de obras estruturantes em benefício da economia e dos moradores das diversas regiões do município. São seis projetos de pavimentação em andamento que ligam distritos a municípios vizinhos (Campo Largo, Contenda e Fazenda Rio Grande) e a rodovias Federais.

No total, a cidade receberá 17 quilômetros lineares de pavimentação, com o investimento de R$ 26,9 milhões, por meio do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM) e com contrapartida municipal. O SFM viabiliza ações do Governo do Estado, via Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, o Serviço Social Autônomo (Paranacidade) e a Fomento Paraná.

Com praticamente todas as vias urbanas já pavimentadas, a prefeitura optou pela melhoria de estradas vicinais, para facilitar o transporte de produtos como legumes, verduras, leite e de extração mineral.

“São obras completas e de qualidade que facilitam o escoamento da produção e o deslocamento das pessoas das localidades atendidas. No geral, representam um crescimento na urbanização ao atender a população residente fora da sede municipal”, diz Luiz Antonio Xavier da Silveira, gerente do Escritório Regional da RMC e Litoral do Paranacidade.

Os projetos beneficiam com pavimentação asfáltica o Distrito de Guajuvira, em dois trechos, nas ligações com os municípios de Campo Largo e de Contenda; a ligação Lagoa - Catanduva (distrito de Contenda) e as estradas São Casemiro e Campo Redondo. A sexta obra, Tietê,  ligação com a vizinha Fazenda Rio Grande, já tem sua retomada confirmada para os próximos dias.

Os projetos incluem os serviços preliminares, terraplenagem, base, sub-base, revestimento asfáltico, sinalização de trânsito, iluminação pública, drenagem, ensaios tecnológicos e sinalização. 

“Essa opção de levar a urbanização aos distritos é uma forma de apoiar o crescimento econômico do município para transformar a vida da população, dando melhor acesso e conforto a todas as pessoas” destaca o secretário de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega.

GALERIA DE IMAGENS