O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), completou aproximadamente 30 quilômetros de pavimento novo na PR-239, entre Pitanga e Mato Rico, na Região Central do Estado. Continuam em execução os últimos 13 quilômetros da obra, com previsão de conclusão até o final deste semestre.
A rodovia terá uma pista simples de 43,15 quilômetros com duas faixas de rolamento de 3,5 metros cada, e acostamentos de 2,6 metros em ambos lados. A obra de pavimentação inclui ainda 14,8 quilômetros de terceiras faixas, cinco correções de traçado em relação à pista original, duas interseções em nível, sinalização horizontal e vertical, novo sistema de drenagem de águas e serviços complementares, como enleivamento e novos abrigos para parada de ônibus.
Serão beneficiados cerca de 33 mil habitantes dos dois municípios, garantindo mais segurança e conforto para o deslocamento dos usuários, bem como mais agilidade para o transporte da produção agropecuária local. Além disso, a obra é um marco por trazer o pavimento asfáltico a um dos últimos municípios sem ligação pavimentada à malha rodoviária estadual, Mato Rico.
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Ao longo da rodovia foram atendidos 40 pedidos da comunidade para adequação de acessos a lotes lindeiros, que incluíram execução de plataforma e revestimento primário, dispositivos de drenagem, além de proteção de mina d’água e deslocamento de poço.
A obra está incluída no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com a SEIL para o desenvolvimento da malha paranaense, cabendo ao DER/PR a execução de obras e elaboração de projetos executivos de engenharia com recursos do banco.
Recentemente uma equipe de representantes do BID realizou visita técnica à obra, acompanhados pela diretoria técnica do DER/PR e técnicos de sua Superintendência Regional Campos Gerais.
CHUVAS – A execução da obra de pavimentação da PR-239 entre Pitanga e Mato Rico enfrentou uma série de desafios, principalmente as chuvas frequentes, que impossibilitam os serviços de pavimentação e prejudicam a terraplenagem – no final de 2023 inclusive causaram escorregamento de talude sobre a pista no segmento inicial da rodovia, atualmente passando por obra de recuperação emergencial.
A obra também ficou mais de um ano paralisada por disputa judicial entre empreiteiras participantes da licitação, situação superada em 2021, e também passou por ajustes do projeto original, principalmente quanto aos serviços de terraplenagem, que precisaram ser modificados para se adequar às condições do solo na região.
Com a maioria destas situações adversas já deixadas para trás, a perspectiva é de concluir a obra até junho, com o prazo podendo ser prorrogado caso as condições climáticas não sejam favoráveis.