Paulo de Tarso é o novo diretor-presidente do Simepar

Engenheiro Florestal tomou posse nesta quinta-feira (18), após aprovação do conselho do Simepar. Ele vai substituir o engenheiro elétrico Eduardo Alvim Leite, que comandava a instituição desde 2011. Entre os objetivos estão preparar o órgão e o Paraná para os novos desafios climáticos.
18/07/2024 - 15:44

O engenheiro florestal Paulo de Tarso de Lara Pires é o novo diretor-presidente do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Ele tomou posse nesta quinta-feira (18), após aprovação do conselho do órgão, e vai substituir o engenheiro elétrico Eduardo Alvim Leite, que comandava a instituição desde 2011. César Benetti segue como diretor-executivo e Flávio Depp como diretor de Relações Institucionais. O Simepar é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

“É com muita honra que assumo essa missão de comandar um órgão tão forte como o Simepar, uma instituição de vanguarda. Nosso trabalho vai ser de colocar mais óleo em uma engrenagem que já vem rodando muito bem”, disse o novo presidente.

De acordo com ele, a missão é preparar o órgão para os desafios atuais, especialmente em relação às mudanças climáticas e à modernização da agricultura. “Queremos torná-lo cada vez mais uma referência para o País, aproximar Estado, Simepar e sociedade, avançando em ferramentas operacionais, tecnológicas e também em pesquisa, aproveitando dessa capacidade intelectual que temos aqui”, afirmou.

Secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza destacou que esse novo ciclo do Simepar virá acompanhado de mais investimentos na transformação tecnológica da instituição. “Aprovamos agora, nesse acordo em relação à indenização da Petrobras, mais de R$ 80 milhões em ações e projetos que vão impactar diretamente o Simepar, como o Monitora Paraná, voltado para alertas em relação a catástrofes climáticas, e o i9 Ambiental, de modernização digital, que também terá a participação do órgão”, disse.

CURRÍCULO – Paulo de Tarso possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), graduação em Direito pela Faculdade de Direito Curitiba, mestrado em Economia e Política Florestal e doutorado em Ciências Florestais pela UFPR. É professor titular do Departamento de Economia Rural da UFPR, membro da pós-graduação em Engenharia Florestal e do programa de Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial (UFPR e Universidade de Stutgart).

Coordenou a Cooperação Brasil-Alemanha para proteção da Floresta Atlântica no Estado do Paraná (Pró-Atlântica). É também coordenador do Núcleo de Mediação e Resolução de Conflitos Ambientais da UFPR e líder do Grupo de Pesquisa em Direito Florestal do CNPq.

Concluiu em 2012 Pós-Doutorado em Direito Ambiental e Desastres Naturais na Universidade de Berkeley na Califórnia. Realizou o programa de Cátedra em Ciências Agrárias na University of Lincoln no Nebraska, onde atuou também como professor visitante durante os anos de 2019 e 2020. Antes de assumir a presidência do Simepar, atuava como chefe do Departamento de Economia Rural e Extensão da UFPR.

SIMEPAR – Conhecido nacionalmente pelo trabalho de precisão do clima, o Simepar está instalado no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Completou 30 anos de atuação em 2023. É uma unidade de negócios que atende não somente o setor público, mas também empresas de mercado em projetos como o Monitor de Secas, o Alerta Geada e o VFogo PR.