O patrulhamento com bicicletas foi uma das modalidades aplicada como reforço durante o Verão Consciente 2020/2021, no litoral do estado, como em outros anos. Turistas e moradores das cidades de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, além da Ilha do Mel, estiveram mais próximos dos policiais em locais que, para viaturas convencionais, o acesso não é possível.
A presença das "bicicletas viaturas” nas praias, orlas e ruas do litoral paranaense foi percebida como algo positivo, principalmente, pelos comerciantes da região. “Foi essencial poder contar com esse policiamento, de um jeito diferente do que estamos acostumados. Eu tenho a plena certeza de que o ciclopatrulhamento aumentou a segurança para nós que trabalhamos durante a temporada”, avaliou o comerciante do centro de Matinhos, Maurício Von Zuben.
Para a morada de Matinhos, Sônia Schwartz, a proximidade dos policiais com a população, que o ciclopatrulhamento proporciona, aumenta a sensação de segurança. "Nós estamos muito felizes pelos policiais estarem junto com nós da comunidade, fazendo com que a gente se sinta mais seguro”, declarou.
"A cidade fica mais tranquila e nós, que moramos aqui, nos sentimos mais seguros vendo que os policiais estão próximo da comunidade, que estão nas ruas fazendo o seu trabalho”, contou Jair da Borba Rosa, também morador em Matinhos,.
CAPACITAÇÃO - Antes de começar o trabalho de ciclopatrulhamento, as equipes da PM passaram por capacitação sobre abordagens e outras técnicas policiais sobre duas rodas. Esta modalidade de policiamento preventivo é realidade em algumas cidades do estado, como Londrina e Maringá.
Além de nivelamento teórico, os policiais militares passaram por exercícios práticos para desempenharem a atividade durante o Verão Consciente. Eles aprenderam sobre os cuidados com a bicicleta, a postura correta, a regulagem do banco. Também exercitaram abordagens, receberam dicas sobre a condução e frenagem, técnicas de tiro policial com bicicleta padronizando condutas.
“O ciclopatrulamento é muito eficaz, pois é focado no policiamento de proximidade com o cidadão, com ações voltadas para atender a população, de maneira preventiva”, explicou o major Marcos Tordoro, que é especialista no ciclopatrulhamento e aplicou a capacitação aos policiais militares que atuam na modalidade durante o Verão Consciente.
De acordo com o soldado Alisson Almeida da Silva, que atua nesse tipo de policiamento, em Londrina, e também trabalhou na temporada, a bicicleta é um diferencial importante para o reforço policial. "Na operação verão, essa modalidade de trabalho permite maior proximidade com o cidadão. Quando uma pessoa encontra um policial pode passar alguma informação importante e, principalmente, com a bicicleta conseguimos chegar em locais, como a própria areia da praia, onde demais viaturas não conseguem”, explicou.