Criada em 2019, a Patrulha Costeira da Polícia Militar do Paraná já foi responsável por diversas apreensões, principalmente de drogas, no Litoral, garantindo mais segurança para moradores e veranistas durante a temporada de verão. Essa modalidade de policiamento conta, atualmente, com três embarcações. A tropa é composta por 13 policiais militares. Eles foram aprovados em cursos para tripulantes e condutores realizados pela Marinha do Brasil.
Das embarcações utilizadas pelos militares estaduais que atuam nas águas litorâneas, duas foram apreendidas pela Polícia Militar em operações contra o tráfico de drogas e cedidas pela Justiça para sua utilização no combate ao crime. O comandante da Patrulha Costeira, tenente Vinícius Szlanda, explica a missão principal é fazer o policiamento ostensivo preventivo nas ilhas do Litoral.
“Esse policiamento se estende desde a divisa com o estado de São Paulo até a divisa com Santa Catarina. Realizamos o atendimento de ocorrências solicitadas pelo telefone 190 nas ilhas e em locais de difícil acesso, em Guaraqueçaba e Morretes, além de prestar outros tipos de serviços de apoio para garantir segurança à população”, ressalta o comandante.
39 ILHAS – Ao todo, a Patrulha Costeira é responsável pelo policiamento em 39 ilhas do Litoral, com aproximadamente 10 mil moradores. Além disso, a tropa auxilia no policiamento aquático do Porto de Paranaguá. Para aumentar a eficiência da atividade, a Patrulha Costeira utiliza cães de faro para localizar substâncias entorpecentes e armas no interior das embarcações abordadas.
“Realizamos diversas operações em conjunto com a Polícia Federal e a Receita Federal e auxiliamos no combate ao tráfico internacional de drogas nas embarcações. A Patrulha Costeira fortalece a segurança no na região em todos os aspectos, seja no policiamento preventivo ostensivo e repressivo”, completa Szlanda.
Com intuito de qualificar cada vez mais os profissionais nos princípios de policiamento embarcado, foram realizados cursos com o Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPON) da Polícia Federal em Paranaguá e pelotão Cobra, subordinado ao Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) que exerce essa atividade nas águas da fronteira do Paraná. Esse conhecimento foi adaptado para a realidade encontrada no mar e rios do Litoral.
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site http://www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.