Passarinhar: observação de aves desperta a atenção de turistas na Ilha do Mel

Primeira edição de 2025 do projeto Passarinhar Paraná ocorreu nesta sexta-feira (24), na Ilha do Mel, em Paranaguá. Ação promovidaa pelo Instituto Água e Terra (IAT) tem foco no desenvolvimento socioeconômico e no ecoturismo consciente.
Publicação
24/01/2025 - 18:20

Confira o áudio desta notícia

Nem bem o sol tinha começado a dar as caras pela Ilha do Mel e a família López, de Bogotá, na Colômbia, já estava a postos no trapiche de Nova Brasília. Munidos de mochilas, celulares e binóculos, iam desbravar os encantos da avifauna do Litoral. Os pais, apaixonados por pássaros, buscavam ampliar o contato com novas espécies. Os filhos, de 9 e 8 anos, queriam aventura em meio à natureza. Todos saíram satisfeitos depois de mais de duas horas de caminhada e novas paisagens que integraram a primeira edição de 2025 do projeto Passarinhar Paraná, dentro do Verão Maior Paraná.

Coordenada pelo Instituto Água e Terra (IAT), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), a ação de observação de aves visa o fomento do uso público e do turismo nas Unidades de Conservação (UCs) do Estado, com foco no desenvolvimento socioeconômico e ecoturismo consciente. Além dos López, outras seis pessoas esgotaram as inscrições para ouvir as explicações do ornitólogo Tiago Machado de Souza.

“Estou há dois dias na Ilha do Mel, mas soube do Passarinhar ainda em Curitiba. Queríamos ver as aves e mostrar para as crianças que existe algo além da praia, uma biodiversidade rica para eles curtirem”, contou a turista Ellie López.

A motivação da bióloga Camile Foltran era outra. Além do conhecimento para a área de atuação, ela buscou conexão com a natureza e sensação de bem-estar ao se inscrever no passeio. “Minha primeira vez, e já percebi que a observação ajuda muito a controlar a ansiedade do dia a dia”, disse.

O Passarinhar Paraná está vinculado ao projeto Parques Paraná, coordenado pela Diretoria de Patrimônio Natural do IAT, e busca estimular as pessoas a conhecerem a fauna local. Funciona, ainda, como uma estratégia de amparo para a conservação de espécies raras como o beija-flor-de-fronte-violeta (Thalurania glaucopis) e o gaivotão (Larus dominicanus).

“Abrimos dez vagas e tivemos dez inscrições, o que mostra a vontade de as pessoas se conscientizarem ambientalmente, de conquistar esse olhar mais apurado”, destacou a gerente de Biodiversidade do IAT, Patricia Accioly Calderari da Rosa.

“É algo simples, que não exige muitos cuidados ou técnica. O importante é ouvir e observar os animais, aguçar os sentidos para a natureza. Uma terapia de vida”, acrescenta Tiago Machado de Souza.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

GALERIA DE IMAGENS