Paris 2024: artistas paranaenses levam seus trabalhos à Casa Brasil durante as Olimpíadas

De 30 de julho a 5 de agosto, o artista visual e muralista curitibano Luiz Gustavo Vidal, acompanhado de Luiz Lavalle Filho, estará no Parque La Villette para trabalhar com o projeto “Mobilidade Criativa”, em múltiplas superfícies e mídias.
26/07/2024 - 16:30

O artista visual e muralista curitibano Luiz Gustavo Vidal é um dos convidados para participar da Casa Brasil, espaço exclusivo do comitê olímpico dedicado ao Brasil durante as Olimpíadas de Paris 2024. De 30 de julho a 5 de agosto, o artista, acompanhado de Luiz Lavalle Filho, estará no Parque La Villette para trabalhar com o projeto “Mobilidade Criativa”, em múltiplas superfícies e mídias.

Durante sua participação, Vidal propõe realizar uma pintura em telas seguindo a intersecção entre a arte e o movimento, em uma narrativa sobre como as pessoas se movem e interagem no espaço urbano, com elementos que evidenciam a cultura brasileira e paranaense. Seu trabalho também poderá ser visto por meio de gravuras em linóleo confeccionadas no local.

A expectativa é que a participação de Vidal leve a autenticidade da arte contemporânea local para o evento, além de destacar o potencial turístico e cultural paranaense. “Essa iniciativa visa mostrar que o Paraná possui produções artísticas de grande relevância, destacando a arte local no cenário mundial e contribuindo para a valorização e reconhecimento da nossa cultura”, disse a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

Além de se dedicar à pintura, o artista também segue sua proposta na arte digital. Por meio de óculos de realidade virtual, Vidal planeja a criação de uma escultura virtual e sua interação em um filtro de realidade aumentada, buscando a interatividade do público, que poderá replicar a obra virtual em alguns pontos da capital francesa.

“Como artista, busco levar uma proposta inovadora de um projeto que eu já venho atuando há muito tempo. A ideia é levar uma amostra vibrante, inspiradora e totalmente autoral paranaense, e também mostrar que os artistas brasileiros possuem qualidade, maturidade e que não deixam a desejar frente ao melhor cenário de produção mundial”, afirmou Vidal, que após as Olimpíadas planeja dar continuidade ao projeto com um mural de azulejos, integrando a obra com realidade virtual.

O público pode acompanhar o dia a dia de criação de Vidal e o projeto Mobilidade Criativa no perfil @lgvidal no Instagram, além de conferir mais sobre o projeto no site www.mobilidadecriativa.art.br, galeria virtual do artista.

CASA BRASIL – Com o apoio do Sebrae e Embratur, reúne pessoas de todo o mundo, entre torcedores, atletas, autoridades, celebridades e turistas, com a estimativa de cinco mil visitas diárias. Expressões artísticas como música, gastronomia e artes visuais levarão as riquezas culturais do Brasil para a capital francesa, além de ser um ponto de encontro para os atletas e a torcida brasileira durante os 17 dias de competição, até 11 de agosto.

Outro destaque são as Cataratas do Iguaçu. A Embratur escolheu o turismo de natureza e a mensagem de conservação ambiental para convidar os turistas internacionais a conhecerem Foz do Iguaçu. Elementos como o Parque Nacional do Iguaçu, a exuberância da Mata Atlântica e grandiosidade da engenharia moderna fazem parte da experiência imersiva. O cubo com a exposição de Foz do Iguaçu ficará próximo a outros semelhantes que promoverão destinos brasileiros da Região Norte, Nordeste, Sudeste e Sul.

A Casa Brasil fica aberta ao público, mas é preciso solicitar os ingressos pelo site oficial casabrasil.soudaliga.com.br.