Pare-e-siga: DER/PR revitaliza ponte do Rio Ivaí entre Paraíso do Norte e Rondon

Medida é necessária para implantar novas lajes de transição em cada cabeceira, parte de uma reforma geral da estrutura, que tem 295 metros de extensão. Investimento é de R$ 2,8 milhões.
14/07/2024 - 08:27

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), iniciou operação pare-e-siga na ponte sobre o Rio Ivaí na PR-492, entre Paraíso do Norte e Rondon, na região Noroeste. A operação começou nesta sexta-feira (12) e deve ser mantida até 09 de agosto.

A medida é necessária para implantar lajes de transição em concreto no ponto de encontro entre o tabuleiro e a cabeceira da ponte, em cada margem, em um sentido da pista de cada vez. A operação deve ser mantida até o dia 09 de agosto porque esse é o tempo necessário para a cura do concreto desses dispositivos.

Estes serviços estão incluídos em um contrato de manutenção de seis obras de arte especiais em rodovias do Escritório Regional Caiuá da Superintendência Regional Noroeste do DER/PR, com um investimento total de R$ 6.356.534,63.

Para a ponte está prevista também a limpeza, lavagem e pintura; reparos nas peças de concreto da estrutura e tabuleiro; recomposição do pavimento; reforço dos aterros de acesso; restauração dos berços de apoio das juntas de dilatação e substituição de todas as juntas; troca do guarda-corpo danificado; implantação de dispositivos de drenagem; implantação de defensas metálicas e execução de nova sinalização horizontal. O investimento previsto é de R$ 2.852.672,66.

Essa ponte tem 295,12 metros de comprimento, com largura de 13,75 metros. São duas faixas de rolamento de 3,58 metros cada, com acostamentos externos e guarda-corpos.

Confira a lista de cada OAE e verifique neste mapa a sua localização, na aba CP 203/2022, uma referência ao edital da obra:

- Ponte Rio Paranapanema na PR-182 em Diamante do Norte divisa com São Paulo

- Ponte Rio Paranavaí na PR-218 em Paranavaí

- Ponte Rio Caveira na PR-218 em Querência do Norte

- Ponte Rio Ivaí na PR-492 no limite entre Paraíso do Norte e Rondon

- Ponte Rio Dom Bosco na PR-557 no limite entre Paranavaí e Terra Rica

- Galeria Ribeirão Tamanduateí na PR-576 no limite entre Santa Isabel do Ivaí e Santa Cruz de Monte Castelo

RIO IVAÍ – Outras duas pontes sobre o Rio Ivaí estão contempladas com obras de manutenção em rodovias administradas pela Superintendência Regional Noroeste do DER/PR, em outros contratos:

Ponte sobre o Rio Ivaí entre Doutor Camargo e Terra Boa (PR-323): em processo final de recuperação, já tendo recebido serviços de limpeza, reparos na estrutura, sinalização e nova pavimentação, sendo realizada agora a troca de junta de dilatação.

Ponte sobre o Rio Ivaí entre Engenheiro Beltrão e Floresta (PR-317): serviços no tabuleiro finalizados, tanto com reparos na estrutura quanto recuperação de dispositivos. Faltam as melhorias nos encontros da ponte com a rodovia, sinalização e pintura.