O vice-governador Darci Piana se reuniu nesta quarta-feira (24), no Palácio Iguaçu, com o novo cônsul-geral do Japão em Curitiba, Keiji Hamada. Os assuntos tratados passaram pela parceria em tecnologia para a agroindústria paranaense e o comércio entre o Paraná e o Japão.
O vice-governador lembrou a tradição japonesa na história do Estado. “Grande parte do crescimento do Paraná devemos aos japoneses. Temos grandes empresas ligadas ao Japão”, disse Piana. “É importante buscar novos investimentos do Japão no Paraná, como também buscar mercado para os produtos do Paraná para o mercado japonês”.
Com a ideia de avançar com esta parceria, Piana frisou o interesse na tecnologia japonesa para o biogás. “O Paraná é o principal produtor de frangos e o segundo maior de suínos. Há um potencial muito grande para gerar energia, além de resolver um problema ambiental e evitar que todo esse volume de dejetos não contamine o solo e água. Estamos muito preocupados com isso, e contamos com o apoio dos japoneses”, disse.
- Governador lança Paraná Solidário, pacote que amplia os benefícios sociais
- Paraná tem 16 cidades sustentáveis e 12 entre as mais competitivas do Brasil
“Como cônsul-geral do Japão aqui em Curitiba, vou me esforçar ainda mais para aumentar ou melhorar as relações econômicas entre os dois países”, destacou Hamada. Para ele, estar em Curitiba traz boas memórias. “Estou no Paraná pela segunda vez, porque estudei português em Curitiba, há muito tempo. Estou feliz em poder voltar”, afirmou.
Acompanharam o cônsul-geral o vice-cônsul Sotaro Higaki e o presidente do Sindicato dos Aviários e Casas Agropecuárias do Paraná (Sindaca), filiado à Fecomércio, Fábio Hideki Assahi.
IRMANDADE – Os governos do Estado do Paraná e da província de Hyogo completaram 51 anos da irmandade, firmada por convênio em maio de 1970, em 2021. O jubileu de ouro (50 anos) não pôde ser celebrado devido à pandemia. “Esperamos que no próximo ano possamos fazer a visita lá”, disse o vice-governador na reunião com o cônsul-geral.
O Paraná tem laços de irmandade com a província de Hyogo e quatro municípios paranaenses têm irmandade com cidades japonesas: Curitiba é cidade-irmã de Himeji; Londrina de Nishinomiya; Maringá de Kakogawa; e Paranaguá de Awaji-shi.
AGENDA INTERNACIONAL – Nesta quarta-feira (24), o vice-governador recebeu, ainda, o embaixador da República de El Salvador no Brasil, Víctor Manuel Lagos Pizzati. Esta é a primeira visita do embaixador ao Paraná. O objetivo do encontro foi apresentar os potenciais econômicos do Paraná e estabelecer um intercâmbio com o país da América Central, nas diferentes áreas onde o Estado é destaque nacional e internacional.
Piana destacou a maneira com que o Governo do Paraná promove diferentes políticas, no meio ambiente, na cultura, no turismo, na atração de investimentos e na infraestrutura, com destaque para os portos.
Participaram da segunda agenda o secretário da Comunicação Social e Cultura, João Evartisto Debiasi; a superintendente da Cultura, Luciana Casagrande Pereira; a diretora-geral da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Fabiana Campos; a ministra conselheira de El Salvador no Brasil, Iveth Zoraida Panameno; o conselheiro da embaixada de El Salvador no Brasil, Rodrigo Monterroza; e o chefe do Erepar, embaixador Igor Kipman.