Uma parceria entre a Polícia Penal do Paraná (PPPR) e a Secretaria Municipal de Educação de Cascavel possibilitou a revitalização e a manutenção de três instituições de ensino da rede pública da cidade. Egressos do sistema prisional, monitorados por tornozeleira eletrônica, que participaram de cursos de qualificação nas áreas de pintura de obras imobiliárias e eletricista predial, realizaram a parte prática das atividades em duas escolas municipais e em um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei).
A iniciativa foi do Complexo Social de Cascavel, que recebeu os dois cursos de qualificação da empresa E-social. O de Eletricista Predial qualificou 20 alunos em 160 horas de aulas teóricas e práticas. O curso de Pintor de Obras Imobiliárias teve a participação de 19 alunos, com 180 horas de estudos e ações. As duas capacitações ocorreram simultaneamente em outubro e novembro.
O coordenador regional da PPPR em Cascavel, Thiago Correia, explica que a qualificação dos egressos do sistema prisional é uma ferramenta importante que reflete na redução da reincidência criminal.
“Quando a pessoa aprende um ofício, ela tem a oportunidade de sustentar a família e a si mesma de forma digna, por meio de um trabalho lícito. Isso reflete significativamente na sua integração na sociedade e na interrupção do ciclo criminoso, já que o trabalho e o estudo representam duas possibilidades cruciais para a mudança de vida”, afirma.
As atividades práticas foram realizadas aos sábados e à noite, momentos em que não havia movimento de alunos. Entre os trabalhos, a revitalização das pinturas de muros, salas e calçadas, a revisão da rede elétrica com substituição de fios, manutenção de tomadas e interruptores, instalação e reparo de ventiladores, entre outros.
O diretor do Complexo Social de Cascavel, Sérgio Vicente, explica que a escolha das escolas ocorreu de acordo com as dificuldades do município com as equipes de manutenção, uma vez que a rede pública municipal possui mais de 100 instituições na cidade.
“Os alunos dos cursos se depararam com várias situações que conseguiram resolver da melhor forma possível, tornando os ambientes mais funcionais. A comunidade escolar, ao acompanhar o trabalho, ficou satisfeita com a resposta que os egressos deram à sociedade. Esse é nosso objetivo: fornecer qualificação e capacitação a este público, preparando-o para o mercado de trabalho”, enfatiza.
A secretária de Educação de Cascavel, Márcia Baldini, ressalta a importância das parcerias e o impacto na sociedade. “Ações como estas, de colaboração entre os setores públicos, fazem a diferença para as escolas públicas do município. Sou muito grata por essa parceria com a Polícia Penal e estamos disponíveis para novas colaborações sempre”, conclui.
Os alunos dos dois cursos, além da qualificação, foram beneficiados com a remição de pena pelo estudo: a cada 12 horas de ensino, um dia foi reduzido do tempo total da pena. Todos receberam certificado de conclusão do curso.