Parceria entre Sanepar e Dois Vizinhos leva água de qualidade para comunidade rural

A implantação do saneamento rural prevê investimentos de R$ 406 mil. Serão atendidas 35 famílias da comunidade da Linha São Lourenço com água potável na torneira de casa.
19/06/2024 - 16:40

A Sanepar e a Prefeitura de Dois Vizinhos, no Sudoeste, vão investir R$ 406 mil na implantação de um sistema de abastecimento de água na comunidade rural da Linha São Lourenço. Serão atendidas 35 famílias com água potável na torneira de casa. Deste total, R$ 223.216,00 serão aportados pela Sanepar, e R$ 182.779,07 pelo município.

No início de junho, o prefeito Carlinhos Turatto e representantes da Sanepar se reuniram com a comunidade para falar do programa e apresentar o Termo de Compromisso e Responsabilidade para a implantação do sistema de abastecimento de água.

Os moradores formalizaram a criação da Associação da Água da Linha São Lourenço, que será responsável por gerir e monitorar o novo sistema de abastecimento, garantindo que as operações ocorram de forma organizada e sustentável.

O sistema terá um poço tubular profundo, instalações de tratamento de água, reservatório e uma rede de distribuição de 7,7 quilômetros.  A previsão é de que até o fim deste ano o sistema de abastecimento já esteja operando.

O Programa de Saneamento Rural é uma parceria entre a Sanepar e as prefeituras que visa garantir um abastecimento de água eficiente, contínuo  e com qualidade para os moradores de comunidades rurais.

Para o prefeito, essa parceria irá garantir melhoria da qualidade de vida aos moradores. “Esta obra é uma conquista importante para todas as famílias da comunidade da Linha São Lourenço e uma demonstração do esforço entre a administração municipal e a Sanepar”, afirmou.