Os mutirões de emprego realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, em parceria com o Exército encaminharam 1.050 jovens para o mercado de trabalho em janeiro e fevereiro de 2023. Foram cinco mutirões, sendo dois em Curitiba e três em Cascavel, todos direcionados aos militares que cumpriram o serviço militar obrigatório e militares temporários que estão com seus contratos na iminência de terminar para vagas no mercado formal de trabalho.
Em Cascavel, o acompanhamento feito pela Agência do Trabalhador em três mutirões intitulados “Recrutamento dos Recrutas” registrou 240 encaminhamentos para um posto formal de trabalho. A maioria não tinha experiência profissional. Os dois mutirões "Força de Trabalho Militar" realizados na Capital, em janeiro e fevereiro, selecionaram 810 jovens.
Em Curitiba, 22 empresas ofertaram vagas nos mutirões. Em Cascavel, no último mutirão foram 15 empresas e a agência local contabiliza o total de adesões em duas outras ações.
- Secretaria da Fazenda divulga novo número de atendimento do Nota Paraná via WhatsApp
- Estado quer fortalecer renda de artesãos com o programa Vocações Regionais Sustentáveis
De acordo com o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, o Governo do Estado está atento a todas as parcerias que possam ser estabelecidas com o propósito de alavancar a empregabilidade de paranaenses na faixa etária entre 18 e 29 anos. "Somos o Estado que mais emprega jovens no País via rede Sine. No Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), estamos em primeiro lugar entre os estados do Sul, considerando todos os grupos de trabalhadores, e queremos manter esse posto”, disse.
Segundo ele, o Paraná tem potencial para ser líder no ranking nacional em colocação no mercado. "Estamos intensificando as ações de empregabilidade para a juventude, como mutirões de emprego e, principalmente, a oferta de cursos de qualificação, o que aumenta substancialmente as oportunidades para aqueles que buscam o primeiro emprego", ressaltou.