Paranaenses estreiam nos Jogos da Juventude 2023 com prata no ciclismo

Expectativa é repetir o desempenho da edição anterior, quando o Estado foi campeão geral da competição. Delegação deste ano é formada por mais de 200 pessoas, entre atletas e dirigentes.
Publicação
02/09/2023 - 12:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os campeões dos Jogos Escolares do Paraná iniciam neste fim de semana as disputas dos Jogos da Juventude 2023, que acontecem em Ribeirão Preto, estado de São Paulo. Promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a competição reúne mais de 4 mil atletas, dos estados e Distrito Federal, competindo em 18 modalidades esportivas. 

A abertura oficial foi nesta sexta-feira (01), no Theatro Pedro II, com a presença de embaixadores do evento, acendimento da tocha e desfile das delegações com suas bandeiras. Os jogos seguem até o dia 16 de setembro.

O Paraná participa com uma delegação formada por mais de 200 integrantes, entre atletas e dirigentes. A expectativa é repetir o desempenho da edição de 2022, quando o Estado sagrou-se campeão geral da competição

Em Ribeirão Preto, o Estado estreou com prata no ciclismo. A equipe paranaense, comandada pelo treinador Jeferson Fernando Ribeiro e composta por Catharine, Matheus, Nicolly e Ryan, competiu nos naipes individuais, mas foi no geral misto que conquistou o segundo lugar.

A nota é resultado da soma do melhor no individual de cada naipe, ou seja, com Matheus Constantino, que ficou em 5º geral no masculino e Nicolly Carolline, em 7º no geral feminino, somaram o suficiente para colocar a delegação atrás apenas de Goiás. Neste sábado, o ciclismo tem prova de 200 metros de velocidade, no domingo acontece a prova por pontos e na segunda a de estrada.

“É um prazer enorme chefiar a delegação do Paraná. Temos grandes atletas, com muita responsabilidade, educados, gentis, que têm um comportamento acima da média, tanto nas quadras, como na hospedagem, no refeitório. Eu acho que isso é um aprendizado dessas crianças, das nossas fases municipais, regionais, macros, porque a gente trabalha muita parte pedagógica das nossas crianças”, disse Marcia Tomadon, coordenadora dos Jogos Escolares.

Cristiano Barros D’El Rei, diretor de Esportes da Secretaria de Estado do Esporte, ressalta a expectativa do Paraná em relação à participação do Paraná nos Jogos da Juventude. “Com delegação completa, temos o interesse de buscar o mesmo resultado de 2022, de nos mantermos, como historicamente acontece, entre os três primeiros”, disse.

GALERIA DE IMAGENS