Os colaboradores do Paranacidade, órgão vinculado à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, realizam nesta semana uma série de encontros sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana (NAU) e a relação desses conteúdos com as ações implementadas no apoio aos municípios.
O Paranacidade aderiu ao Pacto Global em 2017, ano em que o atual governador, Carlos Massa Ratinho Junior, era o secretário do Desenvolvimento Urbano. Nesta segunda (8) foram apresentadas desde as atividades que já incorporam os conceitos propostos pela Organização das Nações Unidas até as possibilidades de melhorar o ambiente de trabalho com intervenções em direção à sustentabilidade.
ADESAO - De acordo com o superintendente executivo do Paranacidade, Álvaro Cabrini, a adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pode ser feita todos os dias, das atividades mais corriqueiras às mais sofisticadas. “Atuamos com a visão de ajudar a transformar o mundo em um ambiente civilizado pelo conhecimento e pelas boas práticas”, afirma.
Entre os exemplos de vínculo das ações realizadas pelo Paranacidade com os ODS estão os projetos de pavimentação de vias urbanas, a construção de ginásios de esportes, o estímulo à formação e à manutenção dos conselhos municipais, a implantação de parques infantis e parques urbanos (que respondem ao ODS 11, sobre Cidades e Comunidades Sustentáveis).
FERRAMENTAS - Outras iniciativas são as ferramentas de apoio à Elaboração, Análise e Gestão de Projetos de Desenvolvimento Urbano, disponibilizadas via Internet, como o Portal dos Municípios, o portal Sedu/Paranacidade Interativo ou o Cadastro Multifinalitário (em atenção ao ODS 17, que propõe Desenvolver Instituições Eficazes, Responsáveis e Transparentes em todos os níveis).
ENCONTROS - Os encontros, que acontecem até a quinta-feira (11) têm como objetivo ampliar o conhecimento e oferecer mais subsídios aos técnicos do Paranacidade que atuam junto às prefeituras em abordagens para promover a internalização dos ODS também nas administrações municipais.
TRANSFORMAR O MUNDO - Durante as apresentações, foi lembrada, ainda, a possibilidade de aplicação dos ODS no dia a dia, como na elaboração de projetos em prol do uso racional da água ou do melhor aproveitamento energético. “Difundir esse tipo de conhecimento e prática é contribuir para a transformação desse mundo. É preciso levar a todas as prefeituras essa nova mentalidade, esse novo modelo de pensar e agir”, diz Cabrini.
Os encontros foram organizados pelo Grupo de Colaboradores da Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Godsnau) e da Nova Agenda Urbana no Paranacidade.