Paraná terá cadeira no conselho de presidentes de coalizão global pela sustentabilidade

Estado será representado na direção da Regions4 pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável. Coalizão reúne mais de 49 governos subnacionais para a promoção de medidas ligadas às áreas de mudanças climáticas, biodiversidade e sustentabilidade. Posse será nesta quarta-feira (26) no Rio de Janeiro.
25/06/2024 - 12:48

O Governo do Paraná assume nesta semana uma posição de destaque em uma entidade internacional de proteção da biodiversidade. Secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), Everton Souza passa a integrar, a partir desta quarta-feira (26), uma das seis cadeiras do Conselho de Presidentes da coalizão Regions4, entidade que proporciona a integração de 49 governos subnacionais (estados, regiões, províncias e organizações) de mais de 22 países para a viabilização de iniciativas de promoção da sustentabilidade. A posse ocorre durante a Assembleia-Geral da coalizão, no Rio de Janeiro. O mandato é de dois anos.

“O Paraná entra em uma nova era de oportunidades e desafios a partir deste momento. Com determinação, colaboração e compromisso, tenho total confiança que o Estado será um brilhante exemplo de ação em sustentabilidade climática para o mundo”, destacou o secretário.

A Assembleia-Geral vai até quinta-feira (27) e contará com duas palestras de representantes da Sedest. Souza vai fazer uma apresentação na quarta-feira sobre o tema “Reflexões de um novo membro do Comitê de Direção das Regiões4”.

Já o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto, ministrará na quinta-feira (27) uma palestra sobre a “Promoção do Desenvolvimento Sustentável e da Conservação das Áreas Protegidas Através da Redistribuição Fiscal”. Na ocasião, ele irá detalhar o programa de ICMS Ecológico, que há mais de 30 anos repassa recursos para os municípios paranaenses que protegem o meio ambiente.

“O Paraná é um dos três estados brasileiros associados à Regions4, ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro. Mas, a partir dessa semana, passamos também a fazer parte do conselho que vai definir as estratégias de conservação para a biodiversidade de governos do mundo todo, apontar as diretrizes”, afirmou Andreguetto.

REGIONS4 – Sediada em Bruxelas, na Bélgica, a Regions4 foi criada em 2002 durante a Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, em Joanesburgo, na África do Sul. É a coalizão quem representa as regiões em negociações com a Organização das Nações Unidas (ONU), em iniciativas da União Europeia e em discussões globais nas áreas de mudanças climáticas, biodiversidade e sustentabilidade. No Brasil, além do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e a Universidade Católica de Santos integram a organização.

O Paraná confirmou a adesão ao grupo em 2023, em uma solenidade por videoconferência, para ampliar a rede de contatos internacionais, trocas de experiências sobre políticas públicas exitosas e desenvolver a cooperação entre regiões, além de pactuar formas de desenvolvimento sustentável e de erradicação da pobreza.

ASSEMBLEIA – Com a temática “Regiões capacitadas para moldar um futuro sustentável, justo e resiliente”, a Assembleia-Geral de 2024 da Regions4 vai reunir mais de 80 representantes dos governos integrantes da coalizão para participar de discussões sobre as agendas do clima, da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável.