Paraná tem segundo melhor tempo na abertura de empresas em novembro

Estado cravou 1 dia e 2 horas para a análise de 4.495, bem abaixo da média nacional de 2 dias e 2 horas para a abertura de empresas.
Publicação
07/12/2021 - 16:00

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O Paraná foi, em novembro, o segundo mais ágil na abertura de empresas do País, com 1 dia e 2 horas, para a análise de 4.495 processos. O Estado ficou atrás de Sergipe, que levou a média de 1 dia, mas com a análise de apenas 312 protocolos. O tempo está bem abaixo da média nacional de 2 dias e 2 horas. O relatório foi divulgado pela Junta Comercial do Paraná nesta terça-feira (07).

O tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o período na etapa de viabilidade, na validação cadastral dos órgãos na efetivação do registro e obtenção do CNPJ. Não são considerados os tempos de inscrições municipais ou estaduais e nem a obtenção de licenças para funcionamento do negócio.

Do total de empresas abertas no Estado, 92% concluíram o processo em até 3 dias, 5% em 5 dias, 1% em 7 dias e 2% demoraram mais de 7 dias. Os dados podem ser encontradas também na RedeSim, do governo federal, mensalmente.

No mesmo período de 2020, o tempo de abertura de empresas no Paraná estava em 2 dias e 17 horas, para a análise de 4.248 processos. No período, 72% das empresas foram abertas em menos de 3 dias.

Assim, no mapa estatístico, o Estado ainda estava no “amarelo”, e hoje está no “verde”, que representa a melhora na performance.

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  • Paraná tem segundo melhor tempo na abertura de empresas em novembro.
    junta
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    Paraná tem segundo melhor tempo na abertura de empresas em novembro.
    Paraná tem segundo melhor tempo na abertura de empresas em novembro.
    Foto: Geraldo Bubniak/AEN
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    Foto: Geraldo Bubniak/AEN
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    A Junta Comercial do Paraná criou ainda Twitter e Instagram para, juntamente com o Facebook, serem ferramentas de suporte para a comunicação institucional na divulgação de conteúdo e interação com o público. Foto: Geraldo Bubniak/AEN
    Foto: Gilson Abreu/AEN
    A Junta Comercial do Paraná criou ainda Twitter e Instagram para, juntamente com o Facebook, serem ferramentas de suporte para a comunicação institucional na divulgação de conteúdo e interação com o público. Foto: Geraldo Bubniak/AEN
    Foto: Gilson Abreu/AEN