Paraná tem nível alto de transparência sobre a Covid

Organização internacional que incentiva o uso de tecnologias e dados abertos para análises de políticas públicas deu ao Estado a nota 98, colocando-o entre os que mais têm transparência sobre a doença.
Publicação
16/06/2020 - 09:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A transparência do Governo do Paraná sobre o enfrentamento ao novo coronavírus recebeu nota 98 da organização internacional Open Knowledge. A classificação de nível alto de transparência era perseguida pelo Paraná desde que começou esta mensuração, há cerca de dois meses. Os dados sobre o coronavírus no Estado estão disponíveis no site coronavirus.pr.gov.br.

A Open Knowledge Brasil (OKBR), Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil que atua desde 2013. Ela não tem fins lucrativos e incentiva o uso de tecnologias e dados abertos, para análises de políticas públicas.

O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, disse estar satisfeito com o progresso, mas que o objetivo é chegar aos 100 pontos e se juntar aos quatro estados que compartilham a primeira colocação. “A transparência é um dos pilares da administração estadual, todos os dias as equipes trabalham para melhorar o acesso da população aos dados que colaboram para o controle social”, explicou.

Uma das formas de controle social é a realizada por entidades ou organizações sociais que fiscalizam as ações dos órgãos públicos. Neste caso se encaixa a Open Knowledge, que concentra suas observações nos dados sobre a Covid-19 e a estrutura disponível nos estados para seu enfrentamento.

O coordenador de Transparência e Controle Social da CGE, Matheus Gruber, explicou que o trabalho de reunir as informações e colocá-las à disposição da população é feito em conjunto com a Secretaria da Saúde, a E - PR Comunicação e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

“Com a união das competências de cada órgão, temos conseguido aumentar a quantidade e a qualidade das informações. O resultado pôde ser visto com essa ótima avaliação”, disse Gruber.

COMORBIDADES – Ele explicou que os dois pontos faltantes dizem respeito a informações sobre comorbidades de todos os pacientes confirmados com Covid-19. “Conseguimos compilar esses dados nos óbitos, e, agora, a Secretaria da Saúde trabalha para ampliar a informação para todos os pacientes confirmados, já que dependem de respostas de hospitais públicos e privados”, detalhou.

Gruber admite que possa haver algum atraso pontual na atualização em tempo real, pois a evolução da doença e aumento de casos fazem com que alguns procedimentos sejam priorizados, o que pode atrasar a informação on-line imediata.

OPEN – Em seu site, a Open Knowledge Brasil afirma que o objetivo é tornar a relação governo e sociedade mais transparente. Para compor o índice da Covid-19 foram estabelecidos conteúdos essenciais e parâmetros para o acompanhamento da pandemia.

RANKING – Em maio, a entidade Transparência Internacional Brasil posicionou o Paraná entre os estados com melhor transparência no enfrentamento à Covid-19. Considerando também o Distrito Federal, o Estado se posiciona em quarto lugar no ranking. A organização se concentra em avaliar a corrupção no mundo e, agora, analisa a facilidade de consultar as contratações emergenciais para combate à doença.

GALERIA DE IMAGENS