O Paraná será a sede da 86ª Reunião do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), evento que acontece no próximo mês de dezembro e que reunirá secretários da Fazenda e demais responsáveis pelas contas públicas dos estados. O anúncio foi feito durante a 83ª edição do encontro, realizada em Recife. Mais do que isso, esta será a primeira vez em mais de dez anos que o evento volta a ser sediado em solo paranaense.
O Gefin atua como órgão de assessoramento do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), buscando promover o equilíbrio fiscal, modernizar a gestão financeira e aprimorar a legislação por meio da troca de experiências entre os entes subnacionais. E, às vésperas do início das mudanças propostas pela Reforma Tributária, que começam a ser testadas já em 2026, o encontro ganha uma importância ainda mais significativa.
“É uma grande satisfação receber novamente o Gefin em nosso Estado. Esse evento representa uma oportunidade de promover o intercâmbio de experiências e fortalecer a gestão fiscal em todo o País”, afirma o Secretário da Fazenda, Norberto Ortigara.
Durante o encontro em Recife, também foi realizada a eleição da nova coordenação do Gefin para o biênio 2025–2026. João Carlos Souza Marques, diretor adjunto do Tesouro Estadual do Paraná, passou a integrar a equipe de coordenação, em reconhecimento à sua dedicação e comprometimento com a evolução da gestão fiscal no Brasil.
“Espaços como esse enriquecem e fortalecem a articulação federativa e a troca de boas práticas na gestão pública. Tratamos de temas centrais como os efeitos financeiros da reforma tributária, modernização dos fluxos de caixa, monetização de ativos, estrutura e governança dos Tesouros, sempre com foco em eficiência, inovação e responsabilidade fiscal”, destacou Carin Deda, diretora do Tesouro Estadual.
- R$ 600 milhões: Paraná tem recorde de investimentos no primeiro bimestre de 2025
- Com versão simplificada, Governo entrega Prestação de Contas de 2024 à Assembleia
83ª REUNIÃO GEFIN – A 83ª Reunião contou com a maior adesão de sua história, reunindo representantes das áreas de Finanças, Receita, Tributação e Contabilidade dos Estados e do Distrito Federal. O evento se consolidou como um importante espaço de capacitação para servidores públicos e de aperfeiçoamento das finanças públicas estaduais.
Ao longo da programação, foram realizados encontros de diversos Grupos de Trabalho Temáticos (GTs), como os de Contabilidade, Gestão Fiscal, Dívida Pública e Regularidade Fiscal.