O Paraná vai começar a vacinar nos próximos dias 32.760 trabalhadores da educação como parte do processo de retomada gradativa às aulas presenciais da Rede Pública de Ensino a partir de 10 de maio. A confirmação foi feita pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, nesta terça-feira (04), em entrevista coletiva no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
As doses fazem parte da última remessa de vacinas da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz que chegou ao Paraná na segunda-feira (3). A distribuição para as 22 Regionais de Saúde será feita nesta quarta-feira (5), com apoio das aeronaves do Governo do Estado.
O quantitativo corresponde a 14% dos trabalhadores da educação previstos no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, estimado em 223.167 pessoas (incluindo Ensino Superior). O número leva em consideração profissionais das rede pública (estadual e municipal), privada e da assistência social – são em torno de 90 mil educadores e assistentes ligados apenas à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Neste primeiro momento serão vacinados aqueles com idades entre 55 a 59 anos do Ensino Básico.
- Aulas da rede estadual terão retorno gradativo a partir de 10 de maio
- Paraná aplicou mais de 50 mil doses de vacinas no 1º fim de semana de maio
“Estamos felizes por, gradativamente, estarmos conseguindo avançar dentro do plano de vacinação. Agora temos três fornecedores de vacina, a AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac, o que nos dá novas possibilidades”, disse o governador Ratinho Junior. “Depois de muito debate interno, chegamos ao momento de voltar às aulas presenciais, mesmo que parcialmente. Algo que pelo nosso planejamento deveria ter ocorrido em fevereiro, mas a nova cepa do coronavírus não permitiu”.
O governador destacou que, além dos mais de 32 mil trabalhadores da educação que serão imunizados nesta semana, outros 8 mil profissionais já receberam ao menos uma dose da vacina. Eles têm mais de 60 anos e integram o grupo prioritário elaborado pelo Ministério da Saúde. “São 40 mil pessoas, o que nos permite dar uma boa arrancada neste começo”, disse.
- Primeiro lote com vacinas da fabricante Pfizer chegou ao Paraná
- Secretaria da Saúde atualiza resoluções sobre igrejas, escolas e cirurgias
Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto explicou que a partir de agora todas as remessas de vacinas que chegarem ao Paraná terão um porcentual de doses separado para a educação. É essa taxa de imunização, aliada ao diagnóstico diário da circulação da doença e dos números de leitos disponíveis que vai balizar o avanço no retorno presencial de alunos e professores. “O acompanhamento é diário, seguindo o contexto e evolução da pandemia”, destacou.
Ainda segundo o secretário, serão levados em consideração dois critérios nas próximas divisões dentro do grupo de trabalhadores da educação. Além da idade, com a redução da faixa etária conforme a quantidade de vacinas, quem já retomou o trabalho presencial nas escolas passará a ter prioridade. “Esse lote inicial vai ser voltado para os profissionais do ensino fundamental, médio e Centros Municipais de Educação Infantil, os CMEIs”, ressaltou Beto Preto.
PRESENÇAS – Participaram da entrevista coletiva o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o secretário da Educação, Renato Feder; e o deputado estadual Hussein Bakri, líder do Governo e presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa.
Confira a quantidade de doses por Regional de Saúde disponibilizada para os trabalhadores da educação:
1ª RS – Paranaguá – 715 doses
2ª RS – Metropolitana – 10.275 doses
3ª RS – Ponta Grossa – 1.695 doses
4ª RS – Irati – 395 doses
5ª RS – Guarapuava – 1.375 doses
6ª RS – União da Vitória – 500 doses
7ª RS – Pato Branco – 810 doses
8ª RS – Francisco Beltrão – 1.090 doses
9ª RS – Foz do Iguaçu – 1.190 doses
10ª RS – Cascavel – 1.840 doses
11ª RS – Campo Mourão – 920 doses
12ª RS – Umuarama – 920 doses
13ª RS – Cianorte – 340 doses
14ª RS – Paranavaí – 855 doses
15ª RS – Maringá – 2.940 doses
16ª RS – Apucarana – 880 doses
17ª RS – Londrina – 2.835 doses
18ª RS – Cornélio Procópio – 610 doses
19ª RS – Jacarezinho – 820 doses
20ª RS – Toledo – 995 doses
21ª RS – Telêmaco Borba – 370 doses
22ª RS – Ivaiporã – 390 doses
TOTAL – 32.760 doses