O Seminário Internacional do Desporto Escolar começou nesta sexta-feira (24), em Curitiba, reunindo mais de 20 países. É a primeira vez que o evento acontece no Brasil. Ele tem como objetivo dar oportunidade à comunidade global do esporte escolar de se reunir e compartilhar conhecimentos a respeito do trabalho feito na categoria.
Aberto pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), o seminário conta com apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte, da Prefeitura de Curitiba e da Federação do Desporto Escolar do Paraná (FDE-PR). Os trabalhos seguem até domingo (26) no Clube Curitibano.
Autoridades dos países participantes farão palestras ao longo do evento, que terá uma agenda de apresentações e painéis com diversos aspectos do desporto escolar, destacando a realidade e o desenvolvimento do setor em diferentes partes do mundo.
Os participantes poderão interagir com especialistas e líderes de opinião promovendo um debate sobre os desafios do esporte de base.
O secretário do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski, afirma que essa troca de experiências será responsável por muitos pódios e medalhas paranaenses. “O esporte é a ferramenta mais barata de inclusão, o resultado vem na segurança, na saúde, na disciplina, na educação. Aqui no Paraná tem sido assim”, disse.
- Jogos Escolares definem campeões da fase regional 2; Macrorregional será em junho
-
Jogos Paradesportivos do Paraná reunirão mais de 2,1 mil atletas em Londrina
Segundo o secretário nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Paulo Henrique Cordeiro, o objetivo do evento é trazer alegrias na forma de inclusão e de competição. “Esse evento é fundamental, porque o esporte educacional é a base para que se chegue a todos os espaços de excelência que o esporte pode proporcionar”, afirmou.
José Martín Sánchez Tenório, presidente da Federação Internacional do Desporto Escolar (da sigla em inglês ISF), elogiou as autoridades por todo o trabalho que está sendo feito e pelo esforço e apoio em prol do esporte escolar. “Por isso, em todo o mundo, falam bem do nosso trabalho, e muitos países quiseram isso. Que possamos aprender bastante com os palestrantes, que aprendamos o melhor”, disse.
PROGRAMAÇÃO – Neste sábado (25), os convidados internacionais presentes estarão no Complexo Esportivo Tarumã para prestigiar o Desafio Solidário do Voleibol, a partir de 9h. Confira os assuntos abordados nesta sexta e os que serão apresentados no domingo (26):
24 de maio (sexta-feira) - palestras que já aconteceram.
- Certificação ISO (Raul Soulé, secretário-geral do Comitê Olímpico Cabo-Verdiano) - Importância e relevância dos valores inerentes ao Esporte Escolar (Rodrigo Garcia, diretor do Esporte Escolar no Clube Desportivo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
- Organização de Eventos Esportivos Internacionais (Cándido Argüello, chefe da Secretaria Nacional de Esportes do Paraguai)
- Preparação do Time Brasil para os Jogos de Paris (Sebastian Pereira, gerente executivo de Alto Rendimento do Comitê Olímpico Brasileiro)
- O Esporte Escolar na República Dominicana (Nelson Acevedo, coordenador nacional de Educação Física do Ministério de Educação da República Dominicana)
- Exemplo de Projeto de Desenvolvimento Escolar Esportivo (Lluis López Leiro, professor do Mestrado Executivo em Gerenciamento de Esportes no Comitê Olímpico Internacional)
- Desenvolvendo o Esporte Escolar (José Martín Sánchez Tenorio, presidente da Femedees - Federação Mexicana do Desporto)
- Capacitação Profissional (Leonardo Troncoso, presidente da Federação Argentina de Desporte Escolar)
- Gerenciamento em Saúde Esportiva - modelo CBDE de apoio ao atleta (Igor Borges Silva e Augusto Almeida Garcez, fisioterapeutas)
- Gestão Esportiva Escolar do Estado do Paraná (Jackson Douglas Almeida, presidente da FDE-PR; Cristiano Barros Homem D´el Rei, diretor de Esportes da Paraná Esporte; Carlos Eduardo Pijak Jr, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba; Gustavo Chaves Brandão, presidente do Conselho Regional de Educação Física- 9ª Região - CREF9/PR)
- A importância do desporto escolar para formação de atletas (Gilberto Amauri de Godoy Filho - Giba; Antonio Carlos Gouveia - Carlão; Dante Amaral; Rodrigo Santana - Rodrigão; Emanuel Fernando Scheffer Rego; Alison Cerutti).
26 de maio (domingo)
- Sistema ISF de Esporte Escolar (Youssef Belqasmi, vice-presidente da Federação Internacional do Desporto Escolar - ISF)
- Jogos Pan-Americanos de 2027 (Renzo Manyari, presidente do Comitê Olímpico do Peru)
- Esporte Escolar em El Salvador (Salvador Enrique Goodal, vice-presidente do Comitê Olímpico de El Salvador - COES)
- Esporte Escolar nos Estados Unidos (Gino Grajeda, executivo da Amateur Athetic Union of the United States AAU)
- Esporte Escolar em São Tomé e Príncipe (Jaylson de Carvalho, coordenador do Desporto Escolar de São Tomé e Príncipe)
- Esporte Escolar na Austrália (Graeme Jennings, presidente da Federação de Esporte Escolar da Austrália)
- Esporte Escolar na Nigéria (Olabisi Joseph, presidente da Federação de Esporte Escolar da Nigéria)
- Jogos Escolares Brasileiros (Antônio Hora Filho, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar – CBDE)